• Matéria: História
  • Autor: adaalexandra3019
  • Perguntado 4 anos atrás

a história indígena é também de enganos e incompreensões, a começar

pelo próprio vocabulário construído no Ocidente para identificar esses

povos. A palavra índio, hoje consagrada, deriva do equívoco de Colombo,

o “descobridor da América” que julgara ter encontrado as Índias, o “outro

mundo”, como dizia, na sua viagem de 1492.

A palavra vulgarizou-se, pois, desde o começo da colonização ibérica, para

designar genericamente uma infinidade de grupos étnicos, diversos troncos

linguísticos, centenas de famílias linguísticas independentes.

[...]. No Brasil, os jesuítas costumavam designar os nativos por meio do

coletivo gentio. Com o tempo, passaram a diferenciar o cristão, gentio ou

pagão, que no entender dos padres, eram “governados pelo demônio”. A

lógica da catequese foi decisiva nas imagens dos nativos construídas a

partir do Século XVI. Por meio dela, se ia tecendo um movimento de homo-

geneização que apagava as diferenças culturais entre os grupos.

[...]. De todo modo, a necessidade de identificar os povos que habitavam

o Brasil, fosse para melhor catequizá-los, escravizá-los, combatê-los ou

mesmo aliar-se a eles. [...]. A que mais prosperou, sem escapar da nomi-

nação genérica, foi a que distinguiu os Tupis dos Tapuias, correspondendo

os primeiros aos povos que, pela semelhança de língua e costumes, predo-

minavam no litoral brasílico no Século XVI, e os segundos correspondendo

aos “outros”.

qual a crítica que texto apresenta a cerca da presença dos jesuítas no brasil em relação aos povos indígenas?​


cangelical085: Todas estão certas

Respostas

respondido por: cangelical085
0

Resposta:todas estão certas.

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