Quem são os personagens que aparecem nas charges? Quais papéis tinham esses personagens políticos em agosto de 1929?
b) Na fonte 1, o Jeca (figura popular na época que representava o eleitorado brasileiro) rejeita o café com leite. Qual alternativa ele apresenta ao “garçom”?
Qual o significado de seu comentário à Washington Luís?
c) Na fonte 2, Borges de Medeiros faz alusão ao apoio de Minas Gerais na corrida presidencial. Por que essa medida alterou a política do “café com leite”?
Respostas
Resposta:
a)Os personagens da charge são Getúlio Vargas, Júlio Prestes e ao fundo Washington Luís. Os papéis tinham esses personagens políticos em agosto de 1929 eram de oposição política.
b)No transcurso da década de 1920, o republicanismo oligárquico e a política do "café-com-leite" que expressava o poder político das oligarquias cafeicultoras entraram em crise. Essa crise, foi uma consequência da divisão das classes dominantes que divergiam profundamente quanto as diretrizes da política governamental.
c)o Café com leite foi pra unir o café que era de São Paulo com o leite que era de Minas Gerais assim criando a lei no café com leite
Explicação:
a)Os personagens que aparecem nas charges são Getúlio Vargas, Borges de Menezes e Washington Luís. Os papéis que esses políticos tinham em 1929 era Vargas como principal candidato da oposição.
Borges de Medeiros era o mentor de Vargas e um influente líder político das oligarquias do sul e Washington Luís era o presidente do Brasil que queria romper com a Política do Café com Leite.
b)O significado do comentário do Jeca à Washington Luís é que a Política do Café com Leite, onde apenas Minas Gerais e São Paulo se alternavam no poder presidencial, já não agradava mais aos políticos de outras regiões e era a hora de fazer uma substituição de políticos no poder.
c)O apoio de Minas Gerais contribuiu para alterar a “política do café com leite” porque mesmo com a vitória do candidato de São Paulo (Júlio Prestes), Vargas que tinha sido derrotado, com ajuda de alguns de seus apoiadores, promoveram um golpe com a morte de seu vice por questões pessoais, e conseguindo chegar ao poder.
Vargas era um político do Rio Grande do Sul, após anos de alternância de poder entre políticos de São Paulo e Minas Gerais, o novo presidente rompia com a “política do café com leite”.
A chegada de Vargas ao poder
Getúlio Vargas chegou ao poder através de um golpe. No ano de 1929, era a vez do presidente paulista Washington Luís indicar para o poder um candidato de Minas Gerais, já que os dois estados mantinham há anos uma política de alternância de poder presidencial entre os candidatos dos dois estados.
Mas com as incertezas da Crise de 29, o presidente decide que era melhor manter a elite paulista no poder central, o que fez Minas Gerais e outros estados apoiarem o candidato do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas.
Marcada por uma eleição fraudulenta, o candidato do Rio Grande do Sul perde as eleições. Mas a morte de seu vice, por motivos pessoais, desencadeia uma revolta entre os apoiadores de Vargas, que através da força chega ao poder assumindo a presidência em 1930, colocando fim à “política do café com leite”.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre Washingotn Luís Revolução de 1930 em: https://brainly.com.br/tarefa/39209710