qual o caminho percorrido pelo alimento no sistema digestivo?e o que acontece com o alimento nesse percurso
Respostas
O estômago é o local para onde o bolo alimentar se direciona. Ele se junta ao suco gástrico, que é uma substância encontrada ali, e que auxilia na transformação do bolo alimentar em pedaços ainda menores. Depois disso, ele passa a ser chamado de quimo.
À medida que os alimentos chegam, o estômago vai se dilatando.
Depois do estômago, o quimo vai para o intestino delgado. Lá, ele é misturado ao suco pancreático (feito no pâncreas), à bile (vinda do fígado) e ao suco entérico, do próprio intestino. Ali, outros nutrientes são aproveitados e, ao final do processo, o quimo passa a se chamar quilo.
O quilo segue para o intestino grosso. Lá, água e sais minerais são aproveitados. O restante passa a se chamar fezes, e é eliminado para fora do corpo, pelo ânus.
O sistema digestório tem a função de "quebrar" os alimentos ingeridos em substâncias menores e assim obter nutrientes que possam ser absorvidos e utilizados pelo organismo.
Ele se inicia na ingestão pela boca, passa por todas as etapas de digestão e absorção e termina com a eliminação das fezes. Seus órgãos são a boca, faringe, esôfago, estômago, duodeno, jejuno, íleo, intestino grosso e ânus, além das glândulas anexas, como o fígado, vesícula biliar e pâncreas.
Na boca inicia-se a digestão mecânica pelos dentes e também a digestão química de amido por meio da enzima ptialina ou amilase salivar, ou seja, atua na digestão de carboidratos, quebrando o amido e convertendo-o em maltose.
Na faringe e no esôfago o bolo alimentar não sofre nenhuma ação digestiva. Ao chegar ao estômago, o pH ácido do órgão permite a ação de enzimas presentes no suco gástrico, como a pepsina que digere proteínas.
Em seguida, o quimo (nome que o bolo alimentar recebe a partir desse momento) segue para o intestino delgado pelas porções do duodeno, jejuno e íleo. No duodeno, o quimo recebe o suco pancreático, rico em bicarbonato, quimiotripsina, amilase pancreática, lipase pancreática, ribonucleases e desoxirribonucleases. Ou seja, esse suco promove a digestão de proteínas, carboidrato, lipídios e ácidos nucleicos e desoxirribonucleicos.
Também no duodeno, o quimo recebe a bile, uma substância produzida no fígado que contêm sais biliares responsáveis pela emulsificação de gorduras. É importante reforçar que a bile não tem função enzimática, mas mecânica.
A partir do jejuno, inicia-se a atividade de absorção dos nutrientes que foram quebrados pela digestão prévia .
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/30333652