Ao observar o movimento pendular no que se refere às relações entre Estado e
mercado nas sociedades capitalistas é possível encontrar um ponto de equilíbrio?
Respostas
Resposta:
Primeiramente, Vai estudar Tiago! k.k.k
Irei falar para o Agnelo que você está colocando respostas da internet
Explicação:
Segundamente,
Por mais que se tenha buscado – e ainda se continue buscando –
encontrar o ponto de equilíbrio entre a intervenção estatal e a liberdade
de mercado, esse equilíbrio não poderá ser mais que temporário.
Então, cito como exemplo as grandes empresas. que Influenciaram o comportamento das pessoas por meio dos bens que possuem e dispõem ou seja, exercem poder econômico, poder ideológico e influenciaram o comportamento dos indivíduos de forma concomitante e concorrencial.
Mas, O Estado não admite concorrência e exerce de forma monopolista o poder político, que é o poder supremo nas sociedades contemporâneas.
Como assim? O estado busca esse equilíbrio temporário. Por meio da arrecadação de impostos, e assim garantir a manutenção dos 3 poderes, legislativo, judiciário e executivo.
Entretanto, quanto mais controle o estado tem sobre o mercado de acordo com o pendulo os mecanismos de mercado mostram-se insuficientes para estimular o investimento privado, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, a sociedade começa a inclinar-se à esquerda e no momento que o pêndulo chega ao seu ponto à esquerda a intervenção do Estado na regulação da vida social e econômica não se mostra mais capaz de promover o crescimento econômico e o bem-estar dos indivíduos.
Entendendo-se assim que, o pendulo sempre vai está em movimentação direita X esquerda pois, cada um vai sempre tentar corrigir seus vícios e falhas oque explica-se a impossibilidade de se encontrar o ponto de equilíbrio entre ambos e pelas virtudes e vícios de cada um.