Por que ter uma religião?
O homem é incapaz de não usar seu amor por inteiro. Frase profunda e significativa, principalmente nos dias de hoje, onde muitas pessoas – para não dizer, quase a totalidade delas – procura a quem entregar o seu amor inteiramente, mas não encontra. Encontra-se incertezas, dramas, aflições e temores os quais constituem uma verdadeira pandemia que assola a humanidade inteira. Mas esse desejo insaciável não é algo recente, mas algo que acompanha o homem há muito tempo!
Entretanto, por que a sociedade que tanto se desenvolveu e possui tantos meios para suavizar todas as formas de dor e proporcionar tantas formas de prazer, continua padecendo destes males espirituais e não encontra uma solução para satisfazer os anseios mais profundos do homem?
O coração humano é constituído de tal maneira que não pode permanecer vazio.
Mas como preenchê-lo?
A resposta é: felicidade infinita! Entretanto, como é difícil buscar a verdadeira felicidade… Nosso coração é exigente e não se contenta com qualquer coisa. Pior, ele costuma se vingar quando não lhe oferecemos o Único que pode atender seus anseios: DEUS!
Os males acima mencionados são apenas pequenas manifestações de que se utiliza nosso coração, ou se preferirem, nossa consciência, para mostrar que estamos procurando a felicidade onde ela não está…
“Aprendei de Mim que sou de coração humilde e manso” (Cf Mt 11,29): o próprio Deus quer ser nosso Mestre e nos convencer de que nEle e em Seus ensinamentos encontraremos repouso para nossas almas.
O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a Si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar.
O desejo de felicidade e de eternidade que carregamos não é senão o instinto que busca Deus, da mesma maneira que um vegetal vive à procura do Sol. Este é um dom implantado no coração humano
Portanto, pode-se dizer que somos naturalmente religiosos: em sua história, e até os dias de hoje, os homens têm expressado de múltiplas maneiras sua busca de Deus por meio de suas crenças e de seus comportamentos religiosos (orações, sacrifícios, cultos, meditações, etc.). Apesar das ambiguidades que podem comportar, estas formas de expressão são tão universais que o homem pode ser chamado de um ser religioso.
Assim, a virtude sobrenatural da religião orienta o homem só para Deus, pois através dela se oferece culto e cerimônia à natureza superior, divina. Trata-se, portanto, de uma virtude especial, já que consiste em dar a Deus a honra devida e oferecer a Deus o que lhe é de direito. Ela impera sobre todas as outras virtudes. Santo Agostinho afirma que praticar a religião é uma das principais manifestações do amor a Deus.
Mas como se pratica a religião? Interiormente pela devoção (honramos a Deus com a vontade) e pela oração (honramos a Deus com a razão prática); e ex-teriormente por meio de orações, sacrifícios, celebrações, etc.Todavia, se é tão claro e evidente que se deve praticar a religião, como vimos acima, como existem pessoas que se dispensam disto? Não temos profundamente cravado no coração o desejo de Deus? É impossível fugir da prática da religião; entretanto, pode-se aplicar o desejo do infinito às coisas finitas, resultando assim numa “religião” e servidão às coisas do mundo, passageiras e, muitas vezes, más. Como não se pode servir a dois senhores, o homem decide renunciar a Religião verdadeira e seguir a outra. Tais atitudes podem ter origens muito diver-sas: a revolta contra o mal no mundo, a ignorância ou a indiferença religiosas, as preocupações com as coisas do mundo e com as riquezas, o mau exemplo dos crentes, as correntes de pensamento hostis à religião, e finalmente essa atitude do homem pecador que, por medo, se esconde diante de Deus e foge diante de seu chamado.
De acordo com o texto, por que o homem pode ser chamado um ser religioso? *
(A) Porque o homem frequênta uma igreja.
Os homens exprimiram a sua busca de Deus em crenças e comportamentos religiosos (orações, sacrifícios, cultos, meditações, etc.).
(C) Por que o homem vive em constante tribulação e sofrimento
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Os homens exprimiram a sua busca de Deus em crenças e comportamentos religiosos (orações, sacrifícios, cultos, meditações, etc.). SE ESSA É A LETRA B, ACHO QUE É ESSA A RESPOSTA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás