Me ajudem pfvr...
O ensino tradicional de língua portuguesa investiu, erroneamente, no conhecimento da descrição da língua supondo que a partir deste conhecimento cada um de nós melhoraria seu desempenho no uso da língua. Na verdade, a escola agiu como se para aprender a usar um
5 interruptor ou uma tomada elétrica fosse necessário saber como a força da água se transforma em energia e esta em claridade na lâmpada que acendemos. Obviamente, há espaço para saber estas coisas todas e há aqueles que a elas se dedicaram e as sabem. Se precisar de uma informação, posso consultá-los. Mas o número de conhecimentos disponíveis da humanidade é imenso e muitas das tecnologias de que dispomos hoje nós sabemos usar, embora não saibamos como elas se
10 produziram nem saibamos explicá-las. Ninguém mais é capaz de dominar o conhecimento global disponível. Mas também não temos com as coisas uma relação mágica: sabemos que as coisas podem ser explicadas ou poderão ser explicadas um dia (há muito a saber sobre o mundo). Cada um de nós, em sua área profissional, tem conhecimentos e pode transmiti-los a outros, mas nenhum de nós imagina que todos queiram saber os conhecimentos que caracterizam a nossa profissão. [...] Ninguém precisa tornar-se especialista em tudo!
15
O conhecimento gramatical é, pois, um conhecimento necessário para aquele que se dedica ao estudo da língua e ao seu ensino, para que possa exercer dignamente seu ofício de construir situações adequadas para aquele que quer aprender a usar a língua, selecionando inclusive quais destes conhecimentos lhe são necessários. Mas não é um conhecimento, em seu todo, necessário para aquele que quer aprender a ler criticamente e a escrever exitosamente.
1-O texto aborda um tema bastante polêmico, que divide, normalmente, opiniões. Que tema é esse?
2-Em face do tema, o autor assume uma posição bem definida – um ponto de vista pessoal, que buscará justificar, com argumentos, ao longo do texto. Do que pretende ele persuadir-nos, afinal?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:Imenso é o número de conhecimentos disponíveis na humanidade.
Explicação:
ensino tradicional da língua portuguesa investiu, erroneamente, no conhecimento da sua descrição / da descrição dela / da descrição desta // supondo que a partir deste conhecimento cada um de nós melhoraria seu desempenho no uso dela.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás