Os desbravadores foram os primeiros empreendedores do Brasil, buscando recursos naturais como pau-brasil, ouro e animais para levar para a Europa. Com o que traziam daqui, os portugueses e outros povos empreendiam no Velho Continente. O Brasil ficava com o que sobrava. Em se falando dos maiores empreendedores da história do Brasil, não podemos deixar de citar o Barão de Mauá, que, através de mão de obra escrava, auxiliou muito no desenvolvimento do Brasil, da criação de engenhos de açúcar a de estradas e fábricas. No entanto, o empreendedorismo no Brasil passou a crescer mais a partir do século XX, quando diversas grandes empresas, ativas até hoje, apareceram.
Empreendedorismo no Brasil: uma análise nos dias de hoje. André Bona, 2019. Disponível em: . Acesso em 05 abr 2021.
Analise as afirmativas abaixo, sobre os estímulos ao empreendedorismo no Brasil no século XX:
I. O SEBRAE foi criado para dar suporte empreendedor, oferecer consultorias e auxiliar na resolução de demandas pontuais na gestão de negócios já iniciados.
II. A criação do SINE – Site Nacional de Empregos também estimulou o surgimento de novos negócios.
III. O SOFTEX foi um programa de apoio ao desenvolvimento de softwares no Brasil, mas com orientação para exportação, o que se configurou em um estímulo ao setor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
Em dúvida mas acredito ser as opções I e III apenas.
Explicação:
Mas o salto do empreendedorismo nacional se deu mesmo a partir dos anos 1990. Antes disso, devido à falta de informação, o empreendedorismo era pouco praticado.
Na década de 1990, tudo mudou: foram criadas algumas instituições vitais para o empreendedorismo, como o SEBRAE e a Sociedade Brasileira para Exportação de Software (Softex). Portanto, empreendedorismo e SEBRAE estão muito ligados há mais ou menos trinta anos. A organização é, até hoje, uma fonte de informação e apoio contínuo para empreendedores brasileiros.
Retirado do site André Bona sobre Empreendedorismo no Brasil Uma Análise Nos Dias de Hoje
Em relação às afirmativas descritas, é correto afirmar sobre o empreendedorismo no Brasil no século XX, o seguinte:
Alternativa 1:
I, apenas.
Sobre o empreendedorismo no Brasil
Durante o século XX o empreendedorismo no Brasil teve grande fomento, nesse contexto surgiram instituições como Sebrae, Softex, e Sine, as duas primeiras sendo instituições de apoio e fomento e a última é focada no intermédio de mão de obra.
O Sebrae é em essência uma instituição que apoia, capacita e desenvolve pequenos negócios no Brasil desde 1972. Seu foco é fomentar o empreendedorismo estimulando o desenvolvimento de empreendimentos mais sustentáveis financeira, ambiental e socialmente, além de deixa-los mais competitivos.
Já a Associação Para a Promoção da Excelência de Software Brasileiro, a SOFTEX, é uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) e foi criada no ano de 1996 como o objetivo de aumentar o nível competitivo da indústria nacional do brasil no setor de comunicações, tecnologia da informação e software, tanto para o mercado nacional quanto para o mercado internacional.
O Sine, por outro lado, diferente das instituições anteriores, atua não no estímulo ao empreendedorismo diretamente, mas sim, mas na facilitação do acesso a oportunidades de trabalho.
Saiba mais sobre empreendedorismo no Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/16959998
#SPJ2