• Matéria: Ed. Física
  • Autor: manuellamaciel831
  • Perguntado 4 anos atrás

. Qual relação de Mestre Bimba com a capoeira?​

Respostas

respondido por: xthainaz
102

Resposta:

Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba, foi o criador da capoeira regional, também chamada de luta regional baiana, no final da década de 1920


emanuelleolegariosou: obg
Lamoniely56: Obg
1barbosa: obg nao tava conseguindo fazer
santosoliveira391: omź
amandapedrozo48: muinto obrigada nn sei oque seria de mim
respondido por: tainara2010ph
11

Resposta:

Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, nasceu no dia 23 de novembro de 1899, no bairro Engenho Velho, freguesia de Brotas, Salvador-Bahia. Filho de Luiz Cândido Machado, ex-escravizado, descendente de banto e mestre do batuque, e Maria Martinha do Bomfim (descendente de índios).

Mestre Bimba foi iniciado na capoeira antiga pelo Africano Bentinho (Nozinho Bento), capitão da Companhia de Navegação Baiana, durante aproximadamente quatro anos. Com essa experiência, Mestre Bimba ensinou a capoeira antiga por dez anos. O local das aulas era conhecido como “Clube União em apuros”, no bairro da Liberdade, habitado majoritariamente por negros.

No final da década de 1920, Mestre Bimba, após anos de experiência, percebeu a possibilidade de misturar elementos da chamada Capoeira Tradicional com o batuque (luta do Nordeste brasileiro), desenvolvendo, assim, um novo estilo, com movimentos mais rápidos e acompanhado de música. Com a junção do batuque com a capoeira de Angola, surge a Capoeira Regional, considerada arte genuinamente brasileira.

Em 1932, Mestre Bimba abre a primeira academia especializada em capoeira, no Bairro Engenho Velho de Brotas. Somente em 1937 obteve, na Secretaria de Educação, Saúde e Assistência pública, o registro de diretor de curso de Educação Física, que estrategicamente o levou a redefinir o seu local de treinamento como Centro de Cultura Física Regional, inserindo então a Capoeira Regional no campo do esporte. Cabe salientar que, oficialmente, foi a primeira academia de capoeira a ter seu alvará de funcionamento, datado de 23 de junho de 1937. Nesse mesmo ano, fez a primeira apresentação do seu trabalho para o interventor general Juraci Magalhães, onde estiveram presentes autoridades civis e militares, entre outros convidados ilustres.

Em 1939, Mestre Bimba ensinou capoeira no Quartel do CPOR. Em 1942, instalou sua segunda academia. Em 1949, o escritor Monteiro Lobato o conheceu e lhe dedicou o conto “Vinte e dois de Marajó”, que conta a história de um marinheiro capoeirista. Em 23 de julho de 1953, exibe-se no Palácio do Governo, sendo governador eleito Juraci Magalhães (o mesmo que assistiu à apresentação de Mestre Bimba em final da década de 1930), e para o então presidente Getúlio Vargas, que, tendo ficado tão impressionado, declarou que a capoeira era o único esporte verdadeiramente nacional. Vargas terminaria revogando a lei que criminalizava tanto o candomblé como a capoeira, muito embora com limitações para as práticas do candomblé, a capoeira gozava da liberdade esportiva.

Mestre Bimba foi um exímio lutador e grande educador. Colocava regras para os participantes da Capoeira Regional, tais como não beber, não fumar, ter boas notas na escola, dentre outras. Com seu método, foi responsavel por tirar a capoeira da marginalidade.

Em 1973, Mestre Bimba, por motivos financeiros, mudou-se da Bahia para Goiânia, e em 5 de fevereiro de 1974 veio a falecer vitimado por um derrame cerebral. Em 12 de junho de 1992, a Universidade Federal da Bahia lhe concedeu o título de Doutor Honoris Causa.

Mestre Bimba criou, a partir da versão original trazida da África pelos escravos, uma arte marcial genuinamente brasileira. Com sua criação, foi inserido pelo estudioso Muniz Sodré como fazendo parte do “Ciclo heróico dos negros da Bahia”.

Explicação:

é isso ai


wwwiisabr: po só tem 3 linha
Lamoniely56: Tá maluco com com isso da pra escrever minha tragetoria de vida so tem um espacinho
tainara2010ph: usem o verso da folha
kakaleonara: obrigadaaa
Newflow: Nossa amg, quanta coisa kkjl
cristianoefernandose: MAN VO FICA MEIA HORA ESCREVENDO NEM QUE A VACA TUSSA
tainara2010ph: meia hora não umas 2horas
cristianoefernandose: .-.
Perguntas similares