Respostas
Resposta: A) Populismo é um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". Não existe uma única definição do termo, que surgiu no século XIX e tem obtido diferentes significados desde então.
B) Nas últimas três décadas, cientistas políticos têm dedicado-se ao estudo do fenômeno do populismo de direita, ou seja, de práticas políticas caracterizadas como populistas, mas realizadas por políticos conservadores, que vogam em ideologias posicionadas na direita do espectro político.
Nos últimos anos, tem sido estabelecido na América e na Europa um grande número de governos com prática populista e ideologia vinculada à direita. Em virtude disso, o fenômeno do populismo de direita tem ganhado importância na Ciência Política.
De acordo com estudiosos políticos, as práticas mais comuns do populismo de direita são a realização das vontades do governante como se fossem vontades do povo, o discurso antielite, ataques contra o intelectualismo e o cientificismo. Críticas aos movimentos migratórios também estão na pauta dos populistas de direita, além de um discurso político moralista com forte apelo religioso.
C) Os posts relacionados a fake news apresentaram maior teor emocional, e inspiraram mais surpresa e desgosto nas pessoas. Os usuários que compartilham notícias falsas, inclusive, são mais solitários: costumam ter menos seguidores, e seguem menos pessoas também.
Além de medo e revolta, as notícias falsas inspiraram respostas que expressam grande surpresa, corroborando o que chamamos de ‘hipótese da novidade’. Os resultados mostram que as pessoas compartilham mais no Twitter as informações que contêm novidades. A novidade atrai a atenção humana e contribui para a tomada de decisões, estimulando o compartilhamento da informação. Quando a informação é inusitada, ela não apenas é mais surpreendente, mas também mais valiosa