Essa participação pode ser de várias formas: através do voto (aos
maiores de 16 anos), da participação em associações que vão
desde o grêmio da
sua escola até um partido político ou sindicato; ou através de abaixo-assinados ou
manifestações públicas (como atos e passeatas).
Esse direito, que é de TODOS os cidadãos, existe porque vivemos em
um regime político chamado DEMOCRACIA, mas será que todos os paises do mundo vivem em uma democracia? E onde e quando surgiu o sistema de governo democrático? Será que, desde seu surgimento até os dias de hoje, a democracia sofreu alguma transformação?
Respostas
Resposta:
Mas será que todos os países do mundo vivem em uma democracia?
Não, países com regimes autoritários não vivem sob uma democracia, pois estes não dão ao povo o direito de escolha de seus governantes.
E onde e quando surgiu o sistema de governo democrático?
Foi durante a gestão de Clístenes como legislador em Atenas que uma série de reformas foi realizada em 514 a.C. As reformas de Clístenes são consideradas como as responsáveis pelo nascimento da democracia enquanto sistema que amplia a participação popular dentro da política, por meio do voto.
Será que, desde seu surgimento até os dias de hoje, a democracia sofreu alguma transformação?
Sim antigamente apenas uma pequena parte da população tinha o direito ao voto democrático, com o passar dos anos, na maioria dos países democráticos o voto é um direito do cidadão, portanto sem restrições para pratica-lo, seja qual a raça, situação econômica, religião, sexo ou qualquer outro fator.
Resposta:
sim ouve transformações
Explicação:
A Democracia é e um dos seguimentos dos nossos direitos como cidadão e ser-humano porém e entretanto nem todos os países tem essa Democracia seja alguns países ainda infelizmente sofrem com a falta de pode de fala como O voto que por si só determina o futuro da nação .
dando continuidade o sistema democrático surgiu na antiguidade clássica, em Atenas ,Grécia , para designar a forma de governo que caracterizava a administração política dos interesses coletivos dos habitantes das cidades-estados.