Respostas
Resposta:
Carmen Barroso é uma cientista social brasileira, e fundadora de um centro de estudos sobre a situação das mulheres no Brasil. Em 2016, recebeu o Prêmio de População das Nações Unidas.
Carmen diz que suas inspirações incluem as várias feministas que teve a oportunidade de conhecer em sua vida, “das mulheres indígenas em montanhas isoladas da América Latina às mulheres que ousaram quebrar tetos de vidro em todos os lugares”.
Enquanto diretora da Fundação MacArthur, e posteriormente diretora da Federação Internacional para a Paternidade Planejada do Hemisfério Ocidental (IPPFWHR), ela defendeu essas demandas em nível global. No ano passado, foi condecorada com o Prêmio de População das Nações Unidas por suas contribuições para a saúde reprodutiva das mulheres.
Nas últimas décadas, Carmen viu certo progresso - mas não o suficiente. “Houve um declínio nos índices mundiais de mortalidade materna, mas a taxa ainda é escandalosamente alta”, disse ao UNFPA. “O risco de morrer após uma gravidez ou por complicações relacionadas ao parto, incluindo abortos inseguros, é 80 vezes maior em países de renda baixa. É a diferença mais contrastante nos indicadores de saúde pública.