porque a seguinte frase esta errada ? A revolta da vacina ocorreu da ignorância do povo que nao queria se vacinar. responda os motivos que levaram o povo a se recusar a se vacinar contra a varíola
Respostas
Resposta:
O crescimento sem planejamento do Rio de Janeiro e o grande fluxo de pessoas que passavam na cidade — que tinha um dos portos mais importantes do Brasil — permitiram que uma série de epidemias surgisse. Doenças como febre amarela, varíola, cólera, peste bubônica, entre outras, causavam surtos epidêmicos regulares na cidade.
A proposta para resolver isso era promover reformas estruturais no centro do Rio de Janeiro, demolindo construções e alargando as avenidas daquele local. Além disso, os pobres deveriam ser retirados de lá, uma vez que, argumentava-se na época, os “maus costumes” dessa classe contribuíam para a disseminação das doenças.
Nessa reforma milhares de pobres foram desalojados de suas residências e estima-se que cerca de 700 edifícios tenham sido destruídos. Novos prédios e largas avenidas foram construídos na capital. Os pobres que lá residiam foram obrigados a viver em locais afastados ou então passaram a viver nos morros que circundavam o Rio de Janeiro.
A modernização também afetou as classes intermediárias, como os comerciantes, e até as manifestações culturais, que passaram a sofrer com a repressão policial.
Oswaldo Cruz e o governo propuseram a vacinação obrigatória em 1904. Essa situação preocupava uma parte da população carioca. Nesse contexto, vazaram notícias de que o governo iria propor uma lei que criaria mais limitações para aqueles que não se vacinassem e foi aí que tudo se iniciou.
O vazamento da nova lei proposta para o Rio de Janeiro enfureceu a população e um motim se iniciou nas ruas da cidade.