O filme Senhor das Moscas demonstra uma relação política entre os indivíduos que passam a habitar a ilha deserta ?
justifique sua resposta explicando o conceito de política e poder
Respostas
Resposta:
primeiramente: que diacho de nome de filme é esse??!!
segundamente( nem exite essa palavra que eu escrevi mais fds): peguei de outra pergunta relacionada ao filme.
Explicação:
Sobre o filme "O senhor das moscas"
1. O Senhor das Moscas (1954), obra de William Golding, narra a história de um grupo de estudantes britânicos de até doze anos que, ao serem evacuados em um avião durante uma guerra, são abatidos e caem em uma ilha tropical deserta. Dois garotos, Ralph e Porquinho, encontram uma grande concha na praia e, soprando-a, conseguem reunir todos os sobreviventes, passando então a representar, a coesão do grupo e o direito à palavra.
Organizados, os meninos escolhem por votação, de forma democrática, Ralph como chefe, preocupado com a sobrevivência de todos e Jack, fica responsável pela comida.
Longe da sociedade, sem nenhum adulto por perto, as crianças vivem sob regras criadas por elas mesmas, que se resumem a montar uma estrutura onde podem dormir, se alimentar e manter uma fogueira sempre acesa como sinalização.
Aos poucos, após discussões a respeito das prioridades no que diz respeito à obediência das regras, os meninos dividem-se em dois grupos adversários, um liderado por Ralph e outro por Jack. O primeiro se comporta pacificamente e trabalha para manter a ordem. O segundo, rebelde, preocupa-se com a dominação do espaço da ilha, sem ater-se a regras e, quando necessário, faz uso de violência para atingir seus objetivos.
2. A relação do filme "O senhor das moscas" e a frase de Hobbes "O homem é o lobo do homem" está na forma em que as crianças livres, como no estado de natureza humana e que podiam fazer o que quisessem, aos poucos passaram a atos de selvageria e agressão, quando formaram-se dois grupos rivais baseados no poder do mais forte para assegurar a sobrevivência. Em Hobbes, para o ser humano é comum os mais fortes explorarem os mais fracos.
3. O filme representa a ideia de que o excesso de medo pode ferir o estado democrático está na ruptura da sociedade formada pelas crianças, não prevalecendo a inteligência, buscando um líder que segue a razão, mas querem um líder forte que os proteja de seus medos custe o que custar.
4. No contexto do filme para explicar a frase de Hobbes: "Qualquer governo, por pior que este seja, ainda é melhor que um mundo sem governo", está em que, se no estado de natureza os homens se comportam como rivais, é melhor que a sociedade se una sob leis que garantam a sobrevivência de todos. Para Hobbes, é a sociedade que regula a maldade do homem.
5. O filme O senhor das Moscas critica a teoria de Rousseau, que afirma que o homem em seu estado natural era bondoso e não conhecia a maldade, sendo a sociedade a responsável por corrompê-lo, pois ocorre exatamente o contrário. As crianças livres, encontram-se em um estado totalmente natural e, mesmo assim, ao não existirem normas, deixam-se levar por sua natureza do mal e agem de forma totalmente irracional.