Os antiácidos mais indicados devem ser aqueles que não reduzam demais a acidez no estômago.
Quando a redução da acidez é muito grande, o estômago secreta excesso de ácido. Este efeito é
conhecido como a "revanche ácida". Qual dos itens abaixo poderia ser associado a esse efeito?
a) A Lei da Conservação da Energia.
b) O Princípio da Exclusão de Pauli.
c) O Princípio de Le Chatelier.
d) O Primeiro Princípio da Termodinâmica.
e) O Princípio da Incerteza de Heisenberg.
Respostas
Resposta: C
Explicação: O Princípio de Le Chatelier diz que, se você alterar a reação, esta se deslocará mais para um lado do que para outro.
Vejamos isso na prática desse exercício...
Quando você tem acidez estomacal, ou seja, excesso de ácidos no seu estômago, é importante tomar anti-ácidos, que são básicos, para que a acidez acabe. A reação seria então de ácido mais base igual a sal e água. Mas o que acontece é que o seu estômago funciona em meio ácido, com o ácido clorídrico. Logo, se você reduz muito a quantidade de ácido, o seu estômago terá que produzir ainda mais ácido para compensar o que você retirou.
E isso é o Princípio de Le Chatelier, pois você mudou a reação diminuindo a concentração de ácido. Com isso, você deslocou a reação para a direita (mais produto e menos reagente), forçando o estômago a ter que produzir mais ácido clorídrico por si próprio.
Essa situação é um exemplo do Principio de Le Chatelier (Alternativa C).
O Principio de Le Chatelier diz que quando uma reação química em equilíbrio é perturbada o equilíbrio irá se deslocar no sentido contrário a perturbação.
Nesse caso o sistema em equilíbrio é o estomago com azia, onde temos uma concentração constante de ácido. Quando tomamos um antiácido, o mesmo irá reagir com o ácido do estomago diminuindo sua concentração do meio.
Quando há um excesso de antiácido, há uma queda muito brusca na concentração do ácido, fazendo com que o equilíbrio se desloque no sentido de produzir mais ácido (revanche ácida).
Para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/1779167
Espero ter ajudado!