4. Algumas lesões encontradas durante a necropsia podem ser causadas pelo método de eutanásia ou não ter correlação com o quadro clínico, ou seja, com o real problema a ser solucionado. Dr. John King, um patologista com mais de 50 anos de experiência, diz em seu livro de necropsia: "Nós geralmente alertamos os principiantes que a maioria das coisas vistas na necropsia se enquadra em uma das seguintes categorias: normal, artefato, alterações post mortem, lesões parasitárias e, por último, lesões importantes. Portanto, très das cinco alterações encontradas na necropsia geralmente não tem grande significado" (King et al. 2005). Trecho retirado de RECH, Raquel R. et al. Nem tudo que parece ser é lesão aspectos anatómicos, não lesões, artetatos, lesões sem significado dinico e alterações post mortem encontrados na necropsia de suinos domésticos e selvagens (Sus scrofa) Pesq. Vet. Bras Rio de Janeiro, 2013 Sobre as alterações cadavéricas, é correto o que se afirma em:
a) Autólise é um termo genérico que se aplica à destruição de um tecido por enzimas proteoliticas estranhas ao tecido. Decorre geralmente da proliferação de bactérias saprófitas, que decompõem (putrefazem) o organismo, alterando suas características de modo a torná-lo impróprio para a necropsia.
b) A pesudo-melanose, enfisema cadavérico, maceração e coliquação são exemplos de alterações cadavéricas consecutivas resultantes do processo de autólise dos tecidos.
c) Coagulação do sangue; embebidação pela hemoglobina; embebidação pela bile; meteorismo post mortem deslocamento, torção e rupturas de vísceras: pseudo-prolapso de reto representam alterações cadavericas imediatas importantes, decorrentes do processo de heterolise (putrefação) dos tecidos.
d) As alterações cadavéricas transformativas são representadas pela insensibilidade, mobilidade, parada das funções cardiacas e respiratórias, inconsciência e arreflexia. As alterações cadavericas livor mortis, algor mortis e rigor mortir são alterações consecutivas decorrentes do processo de autolise do tecido.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa E)
Explicação:
As alterações cadavericas livor mortis, algor mortis e rigor mortir são alterações consecutivas decorrentes do processo de autolise do tecido.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás