Uma planta, enquanto viva, é um sistema
biológico altamente ordenado no qual a entropia diminui. Morta,
ela se torna um sistema desordenado, em que a entropia aumenta.
Essa mudança não contraria a segunda lei da Termodinâmica?
Qual o fator determinante dessa mudança? Explique
mim ajuda é pra hoje
Respostas
Resposta
No período em que a planta está viva acontece o consumo/gasto de energia - a qual é conseguida por meio da radiação solar e também dos nutrientes da água e do solo por meio do processo de fotossíntese. Esse gasto de energia tem a função de manter o sistema organizado, ou seja, há consumo de energia para que se mantenha a baixa entropia.
Já quando está morta, a planta deixa de consumir energia - isso acontece já desde o seu envelhecimento -, assim são prevalecentes as transformações espontâneas nas quais o grau de desorganização do sistema e da entropia aumentam.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta: O fator determinante dessa mudança é a quantidade de calor e essa mudança não contraria a 2 lei da termodinâmica.
Explicação: Enquanto a planta está viva, ocorre gasto de energia que é obtido da radiação solar e dos nutrientes da água que é o que mantém a entropia baixa. Depois que a planta morre, ela não absorve mais a energia, o que permite que a entropia aumente. Dessa forma podemos concluir que a quantidade de calor é o fator determinante dessa mudança e que ela não contraria a segunda lei da termodinâmica, pois ela diz que em sistemas isolados, onde ocorrem processos irreversíveis, a entropia sempre aumenta e quando ocorre uma transformação reversível num sistema isolado, a entropia não aumenta nem diminui.