Respostas
Explicação:
O movimento negro começou a surgir O movimento negro no Brasil surge, ainda de forma precária e clandestina, durante o período escravagista. Grandes personagens se insurgiram contra o sistema e impulsionaram o movimento.
Dentre eles, um dos mais conhecidos é Zumbi dos Palmares (líder do Quilombo dos Palmares). Vale lembrar que os escravizados utilizavam-se da quilombagem (fuga para os quilombos e outros tipos de protestos) e do bandoleirismo (guerrilha contra povoados e viajantes) para rebelar-se contra a escravidão.no Brasil durante o período da escravidão. Para defender-se das violências e injustiças praticadas pelos senhores, os negros escravizados se uniram para buscar formas de resistência. Ao longo dos anos, o movimento negro se fortaleceu e foi responsável por diversas conquistas desta comunidade, que por séculos foi injustiçada e cujos reflexos das políticas escravocratas ainda são visíveis na sociedade atual.
espero ter ajudado!!!
Resposta:
História do movimento negro no Brasil
Através de registros diversos, alguns documentados e outros passados oralmente, dada a clandestinidade inicial do movimento, podemos dizer que este inicia-se, em nosso país de forma bastante precária e clandestina, principalmente por ter sido iniciado durante o período escravagista, quando personagens de destaque organizam os primeiros focos de resistência contra o sistema.
Entre esses personagens, destacou-se Zumbi dos Palmares (líder do Quilombo dos Palmares), embora alguns historiadores acreditem que Zumbi não era um nome e sim uma espécie de cargo hierárquico. Durante esse período, a quilombagem (fuga para os quilombos e outros tipos de protestos) e o bandoleirismo (guerrilha contra povoados e viajantes) eram meios encontrados pelos escravo para rebelar-se contra a escravidão.
Paralelamente, ganhava força o Movimento Liberal Abolicionista, que pregava a ideia de fim da escravidão e comércio de escravos. Assim, após inúmeros atos de resistência e embates, foi promulgada em 13 de Maio de 1888 a Lei Áurea, encerrando o longo período escravagista. Entretanto, a população negra inicia então um novo desafio: a luta contra o preconceito e desigualdade social.
Destacamos, como referências no Movimento Negro no Brasil, figuras como: Aleijadinho, Dandara (esposa de Zumbi), mestre Valentim, Luiz Gama, Machado de Assis, José do Patrocínio, Carolina de Jesus e, mais recentemente, Conceição Evaristo e Abdias do Nascimento.
Explicação: