as bandeiras de apresamento serviam para capturar e escravizar os povos indígena?
verdadeiro ou falso
Respostas
Resposta:
Verdadeiro
Explicação:
As bandeiras de apresamento capturava indígenas pra serem mão de obra escrava. As vilas dos jesuítas acabaram várias vezes servindo de celeiros para a captura dos indígenas, embora muitas vezes os nativos foram escondidos pelo padres jesuítas.
Espero ter ajudado.
Verdadeiro - As bandeiras de apresamento serviam para capturar e escravizar os povos indígena.
Os Bandeirantes ou Sertanistas eram grupos de homens que a metrópole contratava para desbravar o território brasileiro e encontrar homens a serem escravizados, geralmente os povos indígenas. Como essa atividade era considerada de grande importância, esses homens costumavam ser europeus ou descendentes deles. Além da participação no cenário escravista, os bandeirantes fizeram a exploração da terra pelos limites do Tratado de Tordesilhas.
Esses homens povoaram a região da Mantiqueira e quando se referiam àqueles que não eram paulistas, chamavam-nos de emboabas, querendo dizer que se tratavam de "forasteiros". Esses homens eram principalmente portugueses e nordestinos que chegavam à região para enriquecer com a atividade mineradora.
Esses homens eram representados como heróis pelos portugueses, mas na realidade eles tiveram grande participação no assassinato de muitos homens e na efetivação da atividade escravocata.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/7220869