Casa passiva (ou Passivhaus em sua origem alemã) é uma referência à norma de eficiência energética de um edifício, que tem o objetivo de reduzir sua pegada ecológica. Obras que seguem esta regulamentação resultam em edifícios de consumo energético ultrabaixo, que demandam pouca eletricidade para aquecimento ou refrigeração de ambientes.
A aplicação desta norma não se limita apenas às residências. Pode ser implementada em escritórios comerciais, escolas e supermercados, entre outras edificações. O projeto passivo não é um suplemento do projeto principal, ele é sua essência. É um processo de design integrado ao projeto arquitetônico que influencia todos os elementos da obra.
Conhecendo o fragmento e a importância de adotarmos sistemas inteligentes em nossos projetos, escreva um texto dissertativo posicionando-se, enquanto futuro designer, a respeito da adoção de peças que objetivam a economia para a edificação.
Respostas
Vivemos em um mundo em que a quantidade de recursos é esgotável, e uma de nossas principais fontes de energia, os combustíveis fósseis, um dia irão acabar.
Sendo assim, torna-se necessário gastar cada vez menos energia ou economizar ao máximo, e isso deve ser observado em todas as áreas, também na área da arquitetura.
No caso desta, podemos utilizar, materiais que absorvem e seguram o calor por mais tempo, nas residências localizadas nos países onde há invernos rigorosos, evitando que se utiliza muito o aquecimento elétrico.
Já no caso de países que possuem clima quente, podemos utilizar estratégias como ventilação cruzada e abertura de janelas para a fachada sul, que no caso do hemisfério sul (como no caso do Brasil) é a fachada que recebe menos insolação.