Desde o Renascimento, foi estabelecido, na Europa, a distinção entre cultura de elite (arte e cultura das classes altas) e cultura popular (as tradições e expressões culturais das pessoas comuns, do povo). A própria dinâmica do mercado, decisiva na estrutura de novas formas de vida social, impôs também novas condições aos produtos culturais: a cultura deve seduzir e, ao mesmo tempo, proporcionar valor de troca. Nasceu, assim, a ideia da cultura de massa como processo de absorção e transformação da cultura de elite e da cultura popular nas condições econômicas e sociais da sociedade de massa.
SANTANDER, Pablo Araya. Ciências Humanas a Sociais. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.
Sobre a concepção de Cultura de Massa, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Assim, a indústria cultural, os meios de comunicação, de massa e a cultura de massa surgem como funções do fenômeno da industrialização.
Alternativa 2:
Os meios de comunicação cumprem um papel ideológico importante para a manutenção do sistema através da cultura de massa. A padronização dos comportamentos e a aceitação ao modelo vigente é obtida a partir do pluralismo de ideias
Alternativa 3:
Uma das características da indústria cultural é a valorização do artista e de sua obra de arte.
Alternativa 4:
A indústria cultural possibilita a autonomia dos artistas e uma grande complexidade e diversidade nas produções.
Alternativa 5:
A indústria cultural e a cultura de massas está diretamente ligado ao modo de produção socialista, já que é voltado para a população.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Assim, a indústria cultural, os meios de comunicação, de massa e a cultura de massa surgem como funções do fenômeno da industrialização.
Explicação: com o advento da indústria cultural de massa perceberam ser rendável as culturas feitas pela classe popular.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás