• Matéria: Saúde
  • Autor: suadv1
  • Perguntado 4 anos atrás

o farmacêutico e um profissional da saúde responsável pela promoção da educação em saúde e da saúde dos indivíduos, independente da sua área de atuação. qual a normativa regulamenta a atuação do exercício farmacêutica no Brasil?​

Respostas

respondido por: Anônimo
2

Resposta:

O farmacêutico poderá realizar a prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica, incluindo medicamentos industrializados e preparações magistrais - alopáticos ou dinamizados -, plantas medicinais, drogas vegetais e outras categorias ou relações de medicamentos que venham a ser aprovadas pelo órgão sanitário federal para prescrição do farmacêutico.

Fica estabelecido como ato da prescrição farmacêutica a seleção e o registro das terapias farmacológicas e não farmacológicas que os farmacêuticos podem adotar. Além dessas terapias, os farmacêuticos podem realizar intervenções com cuidado na saúde do paciente, com foco na promoção, proteção, recuperação e ainda ações voltadas à prevenção de problemas relacionados à saúde.

Com base nos procedimentos farmacêuticos e de um profissional é necessário alguns itens são essenciais para garantir a segurança da dispensação: o nome, o registro no Conselho Profissional e a assinatura do prescritor e, ainda de forma legível, o nome do medicamento, a concentração, a dose, o intervalo de administração, a quantidade e a duração do tratamento.

Todavia no ato da prescrição, o farmacêutico deverá orientar suas ações de maneira ética, sempre observando o benefício e o interesse do paciente, mantendo autonomia profissional e científica em relação às empresas, instituições e pessoas físicas que tenham interesse comercial ou possam obter vantagens com a prescrição.

Por se tratar de antibiótico, uma das vias da receita deve ser retida, podendo ser a 2ª via se esta estiver completa (carimbo e assinatura), ou então a primeira, incluindo, na receita, a observação de que o medicamento em questão foi descontinuado, que você ligou para o médico para confirmar que poderia vender a medicação genérica e pedir para o paciente assinar como testemunha de que você contatou o médico e que ele se responsabiliza.

O farmacêutico, assim como qualquer outro profissional, deve denunciar as autoridades quaisquer formas de agressão ao meio ambiente e riscos inerentes ao trabalho.

Uma vez que o medicamento descontinuado correspondia a tratamento e dosagens corretos, informados pelo médico durante a ligação, você dispensa o medicamento a fim de garantir que o paciente inicie o tratamento o mais rápido possível; ao mesmo tempo, garante que este era o tratamento de escolha do médico e atende ao que é estabelecido legalmente para o profissional farmacêutico. Garantir a saúde, nunca transgredindo a lei, mas usa o profissionalismo.

Por sua vez a saúde estética é voltada à promoção, proteção, manutenção e recuperação estética do indivíduo, de forma a selecionar e aplicar procedimentos e recursos estéticos, utilizando-se para isto produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as suas características e necessidades. Neste panorama, a regulamentação da atuação do farmacêutico na saúde estética abriu uma nova possibilidade de promoção de cuidado pelo farmacêutico, além de expandir seu âmbito de atuação.

Anexos:

Anônimo: Espero que eu tenha ajudado meu Caro Jovem.
respondido por: LeoXN
4

Resposta:

Lei nº 13.021/2014

Explicação:

Perguntas similares