• Matéria: Filosofia
  • Autor: arthurazevedo09
  • Perguntado 4 anos atrás

1-Explique o que foi a Escolástica e quando esta surgiram?
2- O que estas escolas ensinavam?
3- Faça uma relação entre a Escolástica e Patrística.
4- Explique conceitos como: dialéticos e antidialéticos
5- Explique o que vem a ser o realismo e o nomialismo.

Respostas

respondido por: lucaskdiogo
1

Resposta:

1-Explique o que foi a Escolástica e quando esta surgiram?

R:O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, Surgiu entre os séculos IX e XIII d.C

2- O que estas escolas ensinavam?

R:Eles ensinavam filosofia, cultura e sobre a bíblia

3- Faça uma relação entre a Escolástica e Patrística.

R:Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.

4- Explique conceitos como: dialéticos e antidialéticos

R:Dialética é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos.

Logo antidialético é o pensamento mais profundo, é o pensamento que você não precisa de um código, você vê por múltiplos ângulos o mesmo fenômeno, ele não mimetiza, não copia os símbolos da linguagem sonora ou visual.

5- Explique o que vem a ser o realismo e o nomialismo.

R: Realistas

: Eles defendiam a existência factual dos universais enquanto instâncias metafísicas, que eram em si a definição, por exemplo, da ideia universal de brancura, que se aplicaria a qualquer objeto branco, mas sem a necessidade da presença ou existência de objetos brancos para que ela existisse.

A metafísica, área comum com a ontologia, é aquilo que na Filosofia estuda o ser enquanto ser, isto é, é um estudo que estuda as coisas que existem no mundo, mas sem recorrer a qualquer observação ou experiência sensível com estas coisas, utilizando apenas raciocínios e argumentos.

No exemplo dado dos universais, os filósofos não foram observar a cor branca para definir o que é brancura, mas ficaram lançando argumentos que definam um conceito de brancura. A partir desse conceito que, segundo os metafísicos, era universal e inquestionável, era possível partir para a experiência prática para observar as coisas do mundo e tentar relacioná-las com o conceito de brancura, isto é, eu só consigo determinar que uma parede, um cavalo ou uma folha de papel é branca, porque existe um conceito do que é ser branco anterior à minha experiência de ver a parede, o cavalo ou a folha de papel.

Nominalistas

: Eles defendiam que os universais eram apenas nomes criados para representar e agrupar os objetos que tinham características comuns, não havendo qualquer possibilidade de existência e definição metafísica de conceitos universais. Eram apenas palavras advindas de convenções humanas.

PARA SABER MAIS SOBRE A Escolástica VEJA ESSE LINK

https://brasilescola..com.br/filosofia/escolastica.htm

Explicação:

NAO SEI QUE ESTA CERTO MAIS ACHO QUE ESTA CERTO!!!

BONS ESTUDO

Perguntas similares