Em estudos nem sempre vamos conseguir realizar o levantamento dos dados referentes a todos os elementos da população. Devemos então limitar nossas observações a uma parte da população, isto é, a uma amostra proveniente dessa população. Uma amostra é, pois, um subconjunto de uma população, necessariamente finito, pois todos os seus elementos serão examinados para efeito da realização do estudo estatístico desejado.
Martins, Gilberto de Andrade. Estatística geral e aplicada. 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2019.
Sobre as técnicas de amostragem, leia as afirmativas a seguir, e assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
I. Em uma amostragem casual simples é feito um sorteio simples, em que todos os elementos da população podem fazer parte da amostra, por exemplo: um professor realiza um sorteio em uma turma de 300 alunos, ele seleciona 10% desta turma, ou seja, 30 alunos aleatoriamente para compor sua amostra.
II. Em uma amostragem por conglomerados realizamos um sistema previamente, ou seja, definimos antes de selecionar a amostra, como por exemplo: uma população de 10.000 indivíduos um pesquisador deseja obter uma amostra de 1.000 indivíduos. Em primeiro lugar, divide-se a população pelo número de amostra, na qual é obtido um intervalo de 80 indivíduos.
III. Em uma amostragem estratificada, dividimos a população por domicílios, por clusters, por exemplo: um professor deseja estudar qual a proporção de paranaenses que fumam, para isso ele dividiu o total da população em cidades e irá selecionar algumas cidades para aplicar sua pesquisa.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F.
Alternativa 2:
V, V, V.
Alternativa 3:
F, F, F.
Alternativa 4:
V, F, F.
Alternativa 5:
F, V, V.
ffffabio083:
conseguiu responder essa?
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
essa estava bem complicada
Explicação:
Amostra casual pág 22 livro Estatística
Amostra Estratificada pag 24
Amostra conglomerada pag 25
V V V
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás