• Matéria: Física
  • Autor: scnasiaseno9
  • Perguntado 4 anos atrás

No Brasil, a maior parte da energia elétrica chega às residências por meio de três fios A, B e C, cujos potenciais elétricos são +110 V, 0 V e -110 V, de acordo com a figura a seguir.

IMAGEM

Os fios de potencial +110 V e -110 V são denominados fase e o fio de potencial 0 V é conhecido como neutro. Sabendo que os potenciais elétricos podem ser compreendidos como “níveis de energia” do campo elétrico e que a diferença de potencial é o módulo da subtração de dois potenciais, pede-se:

a) Determine a energia elétrica transformada quando um eletrodoméstico é ligado entre uma fase e um neutro, ocasionando o deslocamento de uma carga de -8 C entre os fios A e B.

b) Identifique, no item anterior, de que maneira(s) é possível aumentar a quantidade de energia transformada por segundo.

c) Considerando que o eletrodoméstico apresentado seja uma máquina de lavar roupa ligada nos fios A e C, identifique a diferença de potencial aplicada nesse equipamento e a principal transformação de energia ocorrida durante o seu funcionamento.

d) De acordo com o item anterior, determine a quantidade de energia transformada quando 5 C de carga se deslocam entre os fios A e C.

Anexos:

Respostas

respondido por: semprejooj
2

Resposta:

a)880J

b)Aumentar a carga que se desloca nos fios, ou aumentar o ddp, ligando por exemplo o fio A no fio C

c)220V--> Energia eletrica em energia mecanica

d)1100J

Explicação:

a)u=110V A=-8C

E=u.║A║

110*8

e=880V

B)caso aumentemos a carga ou o ddp na multiplicação a energia sera maior.

c)u=110-(-110)=220V

A maquina de lavar esta ligada na tomada é realiza movimento giratorio, ou seja, energia mecanica(pricipalmente)

d)E=u.║A║

5*220

e=1100J

caso tenha mais duvida assista: https://youtu.be/bNLEtzyIaX4

(se possivel coloca como melhor resposta ae pff)

Perguntas similares