Respostas
Resposta:
- A História da República Brasileira iniciou-se em 1889 com a Proclamação da República e acompanhou todo o período posterior, até o século XXI. A difusão dos ideais republicanos remonta ao período colonial, como durante a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, no final do século XVIII. Apesar dos ideais e das revoltas buscarem a superação da monarquia, apenas no final do século XIX, com o fim do escravismo, as elites agrárias do país aceitaram organizar o Estado brasileiro nos moldes republicanos.
O fato de a República nascer como uma aceitação das elites e ter sido realizada através da espada do exército brasileiro conformou um caráter autoritário e excludente do Estado brasileiro, garantindo os privilégios das classes dominantes e a negação de direitos às classes exploradas durante muito tempo. A participação do exército na vida política nacional foi também uma constante da história republicana do país, que pode ser dividida em algumas fases.
- A década de 1880, na Província do Pará, é marcada por intensa manifestação do Club Republicano do Pará, a partir da publicação do A República, que, em seus editoriais e artigos, argumentava diretamente a favor do regime republicano e tecia críticas ferrenhas ao Império brasileiro.
Este trabalho pretende demonstrar quais eram as problematizações específicas feitas pelos republicanos paraenses em matéria de Instrução Pública ao governo provincial.
Explicação: