Um mundo de coisas para ler Na próxima década, a massa de informação que circula no mundo dobrará de volume a cada oitenta dias. Pelo menos é o que dizem os especialistas. Reduzir o tempo gasto nessa leitura toda não é má ideia. Mas seria possível? “Não conheço estudos que indiquem isso”, afirma o neuroftalmologista Paulo Imamura, da Universidade Federal de São Paulo. Jorge Roberto Pagura, neurocirurgião do hospital paulista Albert Einsten, discorda. “Atividades cerebrais podem ser adestradas”, afirma. O fato é que pouco se sabe sobre a fisiologia da leitura. Para a diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marlene Carvalho, a técnica funciona para jornais, relatórios e processos. Mas não para textos literários. O cineasta americano Woody Allen pensa do mesmo modo. Criou até uma piada sobre o assunto: “Fiz um curso de leitura dinâmica e consegui ler o romance Guerra e Paz de Leon Tolstoi em apenas 15 minutos! É sobre a Rússia.” Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2016. No artigo, o autor reproduz a fala dos especialistas consultados com a intenção de:
kethelynLima:
Escolha uma: a. Dar ênfase à velocidade da leitura. b. Coletar opiniões de especialistas, pois elas é que são consideradas. c. Falar de modo erudito. d. Colocar em evidência a polêmica da temática tratada. e. Tecer elogios aos entrevistados.
Respostas
respondido por:
53
O autor tem um objetivo imparcial, levando em consideração diversas opiniões de especialistas de áreas totalmente diferentes. Assim o leitor pode ter uma visão mais ampliada sobre o assunto e ao mesmo tempo construir seu próprio argumento.
~Luh
~Luh
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás