A corrupção, aqui vista como um fenômeno, é por muitos autores definida como o – abuso de cargo público para ganhos privados (KLITGAARD, 1991, p. 221). Ou então, como o abuso do poder confiado, para obter benefícios privados (TRANSPARÊNCIA, 2000). Adotando-se a perspectiva de abordagem deste fenômeno corrupto a partir da corrente sistêmica, interpreta-se tal questão como geradora de uma espécie de – mercado paralelo, no qual e por meio do qual se influencia e se corrompe a burocracia do Estado. Assim, uma vez presente em dada instituição, padrões que eram tidos como íntegros, ou seja, em conformidade com as leis e normas vigentes, convertem-se internamente em fonte de embaraço e até mesmo de punição. Nesse ambiente de corrupção sistêmica, tal integridade seria mal vista, enquanto que o desviante passaria a ser a ―regra, a fonte de recebimento de propinas (BIASON, 2012; RIBEIRO, 2004). BATAGLIA, Murilo Borsio; FARRANHA, Ana Claudia. Controle social e acesso à informação: o papel da transparência passiva no enfrentamento à corrupção. Interfaces Científicas - Direito. Aracaju, v.6, n.3 p. 27-42, jun/2018. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir. I. A corrupção pode ser definida como o ato de abuso praticado por agentes públicos visando benefícios privados. II. Na corrupção sistêmica, observa-se a instalação de um mercado paralelo que realiza atos corruptos contra a burocracia estatal. III. Pessoas que não se deixam corromper, por vezes, são vítimas de formas de punição por parte dos corruptos. É correto o que se afirma em Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Respostas
Resposta:
alternativa 5 I,II,III
Explicação passo-a-passo:
POIS no texto mesmo diz que a integridade ou seja (trabalho honesto) e mal visto sendo muita das vezes o corrupto sendo visto como normal e o integro visto como errado
A alternativa que responde corretamente essa questão é a alternativa de número 5, ou seja, as alternativas I, II e III estão corretas.
As alternativas apresentadas no enunciado:
I. A corrupção pode ser definida como o ato de abuso praticado por agentes públicos visando benefícios privados.
CORRETA, pois segundo KLITGAARD, a corrupção, sendo vista como um fenômeno, pode ser definida como abuso de cargo público para ganhos privados, ou seja, os corruptos agem em benefício próprio, abusando do seu poder.
II. Na corrupção sistêmica, observa-se a instalação de um mercado paralelo que realiza atos corruptos contra a burocracia estatal.
CORRETA, pois segundo o que foi dito no terceiro trecho do enunciado, a partir da corrente sistêmica, a questão gera um mercado paralelo onde se influencia e se corrompe a burocracia do estado, ou seja, o meio da corrupção.
III. Pessoas que não se deixam corromper, por vezes, são vítimas de formas de punição por parte dos corruptos.
CORRETA, pois segundo esse mesmo trecho, nesse ambiente de corrupção sistêmica, a integridade é mal vista, ou seja, o que antes era visto como padrão, de acordo com as normas vigentes, pode se converter em punição.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20407874