1. Após a pesquisa, responda, qual a relação do assassinato do arquiduque Franz Ferdinand com o conflito nos Balcãs?
2. A partir da pesquisa e do que já estudamos, quais outros motivaram o início da I Guerra Mundial?
3. Quais as motivações que levaram ao início da I Guerra Mundial?
4. Como se deu a guerra de trincheiras?
5. Qual a visão do soldado sobre a guerra no texto 04?
6. O tratado de Versalhes foi um acordo justo para todas as partes?
Respostas
1) A relação do assassinato do arquiduque Franz Ferdinand com o conflito nos Balcãs está no fato de o arqueduque ter sido morto em virtude da crise política, econômica e tensão militar vivida pelos Balcãs
2) Os outros motivos que levaram ao Início da I Guerra Mundial:
- sentimento de nacionalismo crescente,
- disputas imperialistas por territórios, sobretudo pela Alemanha e França,
- corrida armamentista,
- a expansão do capitalismo e o acirramento das concorrências econômicas.
3) As motivações que levaram a I Guerra Mundial foram descritas na questão anterior, tendo como estopim o Atentado de Sarajevo, na Bósnia e o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando.
4) A Guerra de Trincheiras é o nome dado a uma das fases da I Guerra, onde foram abertas verdadeiras valas no chão para servir de proteção para soldados, com posições estratégicas para viabilizar o combate terrestre.
5) De acordo com o depoimento do soldado sobre a guerra, trata-se de um evento sombrio, terrível, impiedoso, que deixam marcas por todos os lados sobretudo de explosões e chão pisoteado.
Para facilitar o entendimento, anexo o texto ao qual a tarefa faz referência.
6) O tratado de Versalhes não foi justa para todas as partes. A Alemanha acabou se tornando a nação mais penalizada, sofreu sanções financeiras, perdeu diversos territórios, teve que ceder percentuais de sua exportação para reparar danos da guerra além de ter que declarar de forma pública sua culpa pela guerra.
Bons estudos!
Resposta:
3-Conflito franco-alemão: a França estava descontente por ter perdido as terras da Alsácia e Lorena para a Alemanha na Guerra Franco-Prussiana. Ela ansiava por uma revanche.
Conflito anglo-germânico: a Inglaterra temia perder sua hegemonia na Europa para a Alemanha, que vinha crescendo muito após sua unificação em 1871.
Movimentos nacionalistas: estes movimentos defendiam que povos de mesmas raízes culturais deveriam ser unificados num estado só. Vale destacar o Pangermanismo: onde a Alemanha queria a anexação de territórios habitados por povos de origem alemã; e o Pan-eslavismo: a Rússia desejava a união de todos os povos eslavos, incluindo os sérvios.
4-R-Guerra de trincheiras é um tipo de guerra terrestre utilizando linhas ocupadas consistidas principalmente de trincheiras, onde as tropas que lá estão desfrutam de uma posição bem protegida contra ataques de projéteis balísticos inimigos, como armas de fogo pequenas e artilharias. O caso de luta de trincheira mais conhecido ocorreu na Frente Ocidental da Primeira Guerra Mundial. Este conflito foi marcado pela "guerra parada", consistido de ataques de baionetas, luta de atrito, cercos e ofensivas inúteis para tentar expulsar o inimigo da sua trincheira.
5-Toda a grama está pisoteada de barro, buracos ali onde estouraram os projéteis, ramos separados de seus troncos pelas explosões. Em todas as partes os mesmos sinais terríveis, sombrios e impiedosos da batalha e da guerra. Já tenho o estômago cheio de tudo isso.
6-R-Não,porque a Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial, comprometendo-se a cumprir uma série de exigências políticas, econômicas e militares. Estas exigências foram impostas à Alemanha pelas nações vencedoras da Primeira Guerra, principalmente Inglaterra e França.