• Matéria: Sociologia
  • Autor: hannaleticialm
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia atentamente o texto a seguir, que trata das propostas teóricas do estruturalismo.




[...] o que Lévi-Strauss propunha era bem mais complexo, sutil e tentador. Era todo um sistema explicativo de amplo espectro, no contexto do qual o próprio marxismo, com sua imensa aptidão para encaixar fatos num único molde teórico, figurava como caso particular. Se o marxismo parecia ter levado a “ciência social” ao limite possível na análise da estrutura produtiva do capitalismo, Lévi-Strauss parecia realizar empreitada semelhante na compreensão daquele nível que os marxistas chamam de “superestrutura”, ou seja, a religião, os costumes, as instituições, a arte – numa palavra, a cultura. O estruturalismo era uma morfina intelectual tão sedutora quanto o marxismo, mas que atuava como antídoto ao englobá-lo ou, à maneira da homeopatia, curava por semelhança.


FRIAS FILHO, Otávio. Crepúsculo estruturalista nos trópicos. Disponível em: . Acesso em: 8 maio 2014.


Sobre tais propostas, assinale a alternativa que melhor as identifica.


a) Assim como o marxismo, o estruturalismo de Claude Lévi-Strauss procurou analisar a superestrutura social, concentrando-se em sua esfera econômica.


b) Procurando distanciar-se do molde teórico marxista, o estruturalismo concentrou-se sobre os casos particulares, generalizando-os posteriormente.


c) Os limites do marxismo no estudo do capitalismo impulsionaram o estruturalismo a dar continuidade a tal análise, incorporando, desta vez, o viés antropológico.


d) A proposta estruturalista ignora argumentos e o pensamento racional em prol de uma perspectiva emotiva, voltada para a sedução e a alienação do público.


e) Ao inspirar-se no marxismo, o estruturalismo procurou concentrar seus estudos na esfera cultural, a superestrutura da teoria marxista.

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

A alternativa A é a que melhor dialoga sobre o estruturalismo e sua relação de análise social com o Marxismo. Para o Strauss, as culturas vão e voltam, assim como o tempo que passa mas carrega elementos do passado, por isso, a cultura é um trem e nós indivíduos sociais somos os passageiros.

Deste modo, cada cultura representa um trem (simbolismo criado pelo autor) e possui um sentido, onde todos se encontram apesar de suas diferenças pois caminham pelo mesmo trilho mas mesmo em direções opostas chegaremos no mesmo lugar, sendo a identidade um fator crucial.

Perguntas similares