Cantigas de roda: a importância para uma criança
Mais do que uma simples atividade de entretenimento, a cantiga de roda tem um grande papel para o desenvolvimento cultural e intelectual do ser humano. Também conhecido como ciranda, esse gênero infantil tem caráter popular e sua principal característica é transmitir costumes e crenças, e também estimular a desenvoltura das crianças.
Além de reproduzirem o folclore e as diferentes culturas, as cantigas têm o grande poder de estimular a criatividade e a imaginação, através de danças e letras simples, curtas e fáceis de memorizar. A criança que pratica a atividade tem a oportunidade de explorar cotidianos, festas típicas, comidas e outras características de diversas regiões do país. [...]
Em A Barata Diz Que Tem – clássica cantiga brasileira – podemos observar a presença não somente de versos rimados, simples e curtos, para entreter a criança, como também uma mensagem.
“A barata diz que tem setes saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só”
Mas no que isso impacta na vida de uma criança? Isso é chamado de moral, e é uma ferramenta utilizada na música de criança para estimular sua reflexão e o entendimento das mais diversas situações cotidianas. Nesse caso, a cantiga mostra o lado negativo da mentira.
Além da mensagem, outro benefício da cantiga de roda é poder curtir um momento de aprendizado com os colegas, pois – como o próprio nome diz – as cantigas de roda são exploradas em atividades grupais. Essa interação promove a troca de informações de um para o outro e, consequentemente, amplia e expande a imaginação e criatividade do pequeno. A música infantil educativa também é uma alternativa para os pais que desejam realizar atividades longe de instrumentos tecnológicos, apenas usando a comunicação oral.
As cantigas podem ter variações de geração para geração e região, mas basicamente passam as mesmas mensagens desde a sua origem. O que mudou no passar dos anos foi a presença dessa atividade na rotina das crianças.
Infelizmente, é cada vez mais difícil encontrar uma roda com crianças aprendendo novas – e antigas – cantigas. [...]
Nesse texto, há uma opinião no trecho:
a) "... esse gênero infantil tem caráter popular e sua principal característica é transmitir costumes e crenças, e também estimular a desenvoltura das crianças.”. (1º parágrafo)
b) “A criança que pratica a atividade tem a oportunidade de explorar cotidianos, festas típicas, comidas e outras características de diversas regiões do país.”. (2º parágrafo)
c) “... pois – como o próprio nome diz – as cantigas de roda são exploradas em atividades grupais.”. (7º parágrafo)
d) “Infelizmente, é cada vez mais difícil encontrar uma roda com crianças aprendendo novas – e antigas – cantigas.”. (9º parágrafo)
Respostas
A opinião está expressa na alternativa d) "Infelizmente, é cada vez mais difícil encontrar uma roda com crianças aprendendo novas – e antigas – cantigas.”. (9º parágrafo)
O texto apresenta a importância das cantigas de roda para a criança. Na introdução, o autor aborda que essas atividades não são apenas entretenimento, mas fundamentais para o desenvolvimento cultural e intelectual.
Portanto, as cantigas de roda podem ser usadas para o aprendizado, não apenas para o entretenimento da criança.
Em seguida, é explicitado os benefícios das cantigas de roda, pois a criança conhece outras culturas, trabalha a imaginação, criatividade, dentre outros.
A opinião do autor fica evidente quando cita que as cantigas de roda já não são mais encontradas na atualidade.
Abraços!