O capacitor equivalente de uma associação em série formada por 5 capacitores iguais tem uma capacitância equivalente de 20 µF. Associando 3 desses capacitores em paralelo, qual será a capacitância equivalente?
Respostas
Associando 3 desses capacitores dados em paralelo, a capacitância equivalente será 300 μF
O problema trata de associação de capacitores em série e em paralelo. Para resolvê-lo é conveniente recordar que, quando se tem N capacitores associados em série, ou em paralelo entre os pontos a e b de um circuito, é possível calcular uma capacitância equivalente nesse trecho. Essa capacitância equivalente depende de como os N capacitores são associados.
O capacitor equivalente de uma associação em série é calculada através da equação:
Caso os capacitores estejam associados em paralelo, entre os pontos a e b a capacitância equivalente no trecho pode ser calculada pela equação:
O problema fornece inicialmente o valor da capacitância do capacitor equivalente de uma associação em série formada por N = 5 capacitores iguais. Podemos calcular o valor da capacitância de cada capacitor utilizando-se a equação (I).
É solicitado o valor da capacitância equivalente de N = 3 desses capacitores associados em paralelo. Para obtê-la usamos a equação (II)
E concluímos que, associando 3 desses capacitores em paralelo, a capacitância equivalente será 300 μF.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/38772831
https://brainly.com.br/tarefa/11010254