A manutenção da ordem democrática inclui o respeito às regras do jogo e o respeito recíproco entre os agentes políticos. Enquanto o primeiro aspecto está bem atrelado ao império da lei, o segundo pode soar como um anseio romântico e desaparecer na neblina das opiniões pessoais. Mas não deveria ser assim. Um breve exame do arcabouço teórico da política moderna revela que o respeito cívico mútuo tem um papel estruturante nas sociedades plurais.
O ponto de partida é entender que há uma grande diferença entre espaços políticos que abrigam comunidades homogêneas e espaços políticos que abrigam sociedades fragmentadas. A diferença é que em comunidades homogêneas não há sentido falar em tolerância. A razão é simples de entender: comunidades são construídas a partir de valores comuns que organizam as interações entre seus participantes. Nestes espaços há comunhão de memórias, linguagens, tradições, costumes. Assim, os laços intracomunitários e os horizontes comungados entre os membros da comunidade tornam a ideia de tolerância sem sentido. Mas essa situação muda completamente em espaços onde não há vida comum, ambientes onde indivíduos e grupos se rejeitam mutuamente, onde não existe concordância sobre valores mínimos. São espaços caracterizados por fatores como ódio mútuo, ressentimento do passado e incompatibilidade de projetos para o futuro. Nestes cenários fraturados, a tolerância é mais que desejável, é necessária para a coexistência.
Tendo em vista as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O ideal para a instalação e manutenção da democracia é a construção de sociedades culturalmente homogêneas.
PORQUE
II. A democracia depende, dentre outros, do respeito às leis e também às diferenças, construindo-se um espaço de respeito cívico mútuo.
Acerca das asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
20
Resposta:
alternativa 01
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás