• Matéria: Sociologia
  • Autor: dudamazi
  • Perguntado 4 anos atrás

1. O que é cultura? 
2. Por que uma cultura não seria um objeto fechado?
3. É possível que uma sociedade não tenha cultura? Justifique.
4. Pesquise e elabore uma definição para a ideia de relativismo cultural. Cite exemplos de como ele poderia funcionar hoje.

Respostas

respondido por: XocPay
1

1. O sentido de cultura é amplo. ... O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.

2. Por ser uma herança social, o ser humano “recebe” a cultura dos seus antepassados, mas cada pessoa, cada indivíduo é capaz de modificar a cultura herdada, pois a cultura é modificável, flexível, o ser humano “recebe” a cultura e a remodela, portanto a cultura não é fixa.

3. Não existem sociedades sem cultura porque ela é inerente aos grupos humanos; pois ao formar sociedades, as pessoas criam hábitos, costumes, práticas e valores que lhes são comuns e acabam por diferenciar essa sociedade das outras.

4. O relativismo cultural é um conceito e perspectiva antropológica que se opõe à categorização de culturas como “superior” ou “inferior”. Nesse sentido, ele define que cada grupo social possui uma cultura específica que só pode ser analisada a partir de seus próprios códigos.

É isso ;-;


dudamazi: muito obg
XocPay: dnd
Perguntas similares