1 - Como era a vida das pessoas na França no final do século 18? Era muito diferente ser da nobreza ou do clero ou ser servo/camponês ou burguês? Dê exemplos.
R:
2 - Quais os grupos que se formaram durante a Revolução Francesa? Quais as ideias que cada um desses defendia?
R:
3 - O que foi a "Queda da Bastilha"? Por que esse ato foi importante simbolicamente na Revolução Francesa?
R:
4 - A partir da frase do líder Girondino Pierre Vergniaud, "Temo que a revolução seja como saturno, devorou seus próprios filhos", explique o que foi o Terror na Revolução Francesa? Quem mais se beneficiou dele? Quem mais se prejudicou com ele? Por quê?
R:
5 - Como Napoleão Bonaparte chegou ao poder? Quais as mudanças mais importantes que ele fez na França e na Europa?
R:
6 - Quais as heranças mais importantes da Revolução Francesa para os dias atuais? Dê exemplos.
R:
Respostas
Resposta:
Explicação:
1 - No final do século XVIII, a França era uma monarquia absolutista em que o rei era Luís XVI. O poder de Luís XVI, como em todo regime absolutista, era pleno, e a sociedade francesa era dividida em grupos sociais muito bem definidos.
2 - Os grupos políticos dividiram-se em três: os girondinos, representantes da burguesia industrial; os membros da planície, ou pântano, aliados aos interesses da burguesia financeira; e a montanha, formada pelos jacobinos e condeliers, pequenos burgueses que tinham o apoio dos sans-culottes.
3 - A Tomada da Bastilha, também conhecida como Queda da Bastilha, foi um evento central da Revolução Francesa, ocorrido em 14 de julho de 1789. A Bastilha era uma prisão e antigo símbolo da opressão do Antigo Regime e, naquele momento, abrigava apenas sete prisioneiros. O ataque a essa prisão é considerado o símbolo da queda do sistema absolutista e serviu de inspiração para espalhar a revolução por outras cidades da França e para os meio rurais.
4 - O Terror na Revolução Francesa. O período do Terror (1792-1794), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.
5 - No ano de 1799, o último ano de revolução, Napoleão através de um golpe de estado conhecido como 18 de Brumário apoiado principalmente pela alta burguesia francesa, chega ao poder através do cargo de Cônsul. ... Como Cônsul francês, na prática, a França era inteiramente governada por Napoleão. Universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais. Fim dos privilégios e dos resquícios do feudalismo na França. Início da queda do absolutismo na Europa. Separação entre os poderes legislativo, executivo e judiciário.
6 - As heranças da Revolução Francesa nos trouxe são o rompimento com o poder Absolutista, o surgimento de democracias e sistemas constitucionais, além dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade.