Uma série de fatores contribuiu para a crise do Estado Liberal no final do século XIX e início do século XX. Na Europa Ocidental, a industrialização acentuara dramaticamente o quadro de exploração humana, que o Estado absenteísta não tinha como equacionar. A pressão social dos trabalhadores e de outros grupos excluídos, aliada ao temor da burguesia diante dos riscos e ameaças de rupturas revolucionárias inspiradas nos ideários de esquerda, levaram a uma progressiva mudança nos papéis do Estado, que ensejou, por sua vez, a cristalização de um novo modelo de constitucionalismo.¿ (NETO, Cláudio Pereira de Souza e SARMENTO, Daniel. Direito Constitucional. Teoria, história e métodos de trabalho. Belo Horizonte:: Editora Fórum. 2ª edição, 2014, p. 80.). A partir do texto acima, sobre o Estado Social é correto afirmar como sua característica:
Respostas
Resposta:
Estabelecimento de igualdade material
Explicação:
O estado social tem como característica a busca de prover assistência, principalmente nas áreas essenciais como saúde, educação, renda e moradia.
O estado social e suas características
Para o estado social, em contrapartida da ideia liberal, é preciso garantir aspectos de liberdade do indivíduo, na escolha e seus aspectos de vida, porém ao mesmo tempo é necessário uma intervenção para auxiliar principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade, que não tem as mesmas condições e qualidade de vida que outros.
Ela vem em busca da igualdade constitucional pretendida que busca tratar os iguais de maneira igual e os desiguais de maneira desigual, pois as condições de um indivíduo podem não ajudá-lo a alcançar objetivos alcançados por outros.
Para saber mais sobre o Estado social: https://brainly.com.br/tarefa/33836718
#SPJ2