• Matéria: Português
  • Autor: marianececiciliacamp
  • Perguntado 4 anos atrás

resumo sobre o filme o jardim secreto início meio é fim​

Respostas

respondido por: Anônimo
4

Mary Lennox é uma garotinha emburrada e infeliz. Ela morava na Índia, sem receber amor dos pais, até que a tragédia se abate sobre sua casa. Seu único parente vivo é um tio, na Inglaterra, lugar que Mary nunca viu e que já odeia profundamente antes mesmo de chegar. Diferente da quente e abafada Índia, o que ela encontra na Inglaterra é chuva, neblina e frio. E muita gente estranha, com um falar engraçado, o que nós chamaríamos de "caipiras".

Mary é uma criança insuportável, até porque ela foi criada por aias na Índia que eram obrigadas a fazer todas as suas vontades. Na mansão ela não tem aias, apenas uma criada, Martha, que é a responsável por trazer suas refeições. Mary precisa aprender a se virar sozinha pela primeira vez na vida e isso é assustador, ainda que ela não admita. A casa é imensa, com mais de 100 quartos, cheia de mistérios, inclusive seus jardins. Mary se sente muito sozinha e, sem ter o que fazer, acaba perambulando pelos jardins da mansão.

É inevitável fazer comparações ao filme que eu gosto tanto. Existem diferenças pontuais no enredo de ambos, mas basicamente o que muda é a mensagem. Enquanto no filme você percebe que o enredo é a jornada de Mary em crescer, evoluir, ser amada e passar a amar as pessoas por conta do trabalho no jardim, no livro a mensagem é um fruto de sua época. Na Era Vitoriana havia o mito de que o ar puro do campo fosse capaz de curar as pessoas das mais diferentes enfermidades e que o contato com a natureza fosse capaz de fortalecer as pessoas.

Essa mensagem permeia o livro a todo momento como a fome de Mary aumentar quando ela passa boa parte do dia fora da mansão. Ocorre o mesmo a Colin, que passa de um menino doente a um garoto forte e vigoroso depois que ele entra no jardim e passa a trabalhar lá com Dickon e Mary. Dickon lembra muito a figura de Pã, com sua flauta, seu contato com a natureza, sua forma de conversar com os animais. O jardim secreto é o vetor de mudança de toda uma família e as pessoas ao redor, enquanto que o filme foca mais na jornada de Mary e na sua mudança.

Perguntas similares