3. O epicurismo e o estoicismo foram as duas filosofias éticas predominantes no período helenístico. O estoicismo, em contraposição à ética epicurista, relaciona o bem:
a) à atividade da alma segundo a razão.
b) ao prazer por coisas materiais.
c) à indiferença diante da dor e do sofrimento.
d) aos costumes ou convenções sociais.
e) ao dever de cumprir o que é ordenado pela lei divina.
Respostas
Resposta:C
Explicação:
O período helenístico, na história da filosofia, é formado por algumas escolas predominantes. São elas o ceticismo, o epicurismo e o estoicismo. A alternativa C é a correta, como veremos:
O ceticismo tem como principal nome Pirro, de Elida. Sua filosofia consiste em suspender o juízo diante dos argumentos equivalentes como meio de viver uma via tranquila, sem paixões devastadoras.
O epicurismo é a filosofia de Epicuro que, em seu famoso jardim, isolado da cidade, pregava uma vida de prazeres simples e criticava qualquer pensamento que considerasse os deuses gregos como juízes. É um dos primeiros pensamentos ateus que se encontra na história da filosofia
O estoicismo é a filosofia de Zenão, de Eléia, que pregava, no que lhe concerne, uma conduta humana harmoniosa com o cosmos, sem paixões atribuladas e sem reclamações como meio para alcançar uma vida tranquila.