1)Como podemos afirmar que a
Terra é esférica?
2) Que tecnologias contribuiram para a descoberta do formato da Terra?
3) Quais foram os Escritores gregos que acreditavam que o planeta era esférico ?
4) Como se forma um eclipse lunar?
5) Quando ocorreu a primeira expedição e por quem ela foi liderada?
6) O que é um Gnômon?
Respostas
Resposta:
1) Na verdade, a terra tende a ser esférica. O formato dela é geoidal(quase esférica, porém com imperfeições),
●Podemos usar o conceito da tendência de agrupamento de matéria no espaço, no qual, corpos grandes(como a terra), tende ser esférico.
●Outra situação é quando pegamos um barco e nos afastamos da orla da praia.
No início conseguimos ver a areia, depois ela some e por final, as casas térreas, só aparecem os telhados. A sensação e de que estamos indo para baixo e o mar está tapando nossa visão.
2) Com a utilização de instrumentos altamente avançados, como, por exemplo, os satélites artificiais e as sondas espaciais, foi possível estabelecer que a Terra possui cerca de 510 milhões de quilômetros quadrados. Outra importante confirmação refere-se à sua forma: um geoide, com leve achatamento nos polos esférico
3)Pitágoras, no século VI a.C., e Parmênides, no século V, afirmaram que a Terra era esférica, e a visão de uma Terra esférica se espalhou rapidamente no mundo grego.
4)Quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, esta entra na região da sombra da Terra, ocasionando o eclipse lunar. ... Durante a fase Cheia acontece o alinhamento Sol-Terra-Lua e, desta forma, a face iluminada do satélite volta-se para a Terra.
5)Primeira Expedição (1501)
Com o objetivo de fazer uma exploração geográfica da terra, em 1501 foi enviada a primeira expedição, comandada por Gaspar de Lemos e contando com a participação de Américo Vespúcio.
6)O gnômon ou gnómon é a parte do relógio solar que possibilita a projeção da sombra. Considerado, provavelmente, o primeiro instrumento utilizado para indicar a hora do dia, data aproximadamente de 3500 a.C. Favorino relata que Anaximandro de Mileto foi o inventor do gnômon.