• Matéria: ENEM
  • Autor: wer65
  • Perguntado 9 anos atrás

O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil. tema minha redaçao ficou boa para padroes do enem deem a nota de acordo com enem

Ninguém se considera racista, mas conhece algum. É evidente que a sociedade brasileira ainda carrega esse preconceito racial, trazido desde o século XIX, quando a Lei Áurea de 1888 pôs fim a escravidão, mas não a liberdade efetiva dos negros, escravos.

A maioria da população ainda baseia-se no falso discurso de que em um país tão miscigenado não há espaço para preconceito, orgulhando-se deste fato. Mas esquecemos que as grande parte dos moradores dos locais mais sórdidos das cidades possui pele escura e continuam invisíveis desde a abolição da escravatura. Não usam mais correntes, mas ainda sofrem com a fome e precárias condições de vida.
Um relatório divulgado pela ONU em 2014, com base em dados coletados no fim de 2013, apontou que os negros do país são os que mais são assassinados, os que têm menor escolaridade, menores salários, menor acesso ao sistema de saúde e os que morrem mais cedo.

Respostas

respondido por: Meninhinha
4
Eu não tenho experiência suficiente para avaliá-la de acordo com o Enem, mas lhe dou algumas dicas importantes que já vi com meus professores e em artigos.

Primeiro, você tem que ter argumentos mais fortes sobre o tema, por exemplo, tente responder, porque as condições que a maioria da população negra vive hoje, tem relação com o preconceito arraigado na sociedade? Coloque sua posição, use uma tese na sua introdução e a defenda no desenvolvimento do texto 

Outra coisa, você tem informações ótimas, que enriquecem uma redação. A utilização de dados em um texto dissertativo é essencial, porém esses dados, têm que trazer uma argumentação, sua posição em relação ao tema. O leitor tem que entender o porquê que você fez uso desses dados. 

No trecho "A maioria da população ainda baseia-se no falso discurso de que em um país tão miscigenado não há espaço para preconceito, orgulhando-se deste fato." Qual a ideia que você quer passar aqui? Aqui você fez uma abertura interessante, porém não discutiu, não fez dessa ideia sua aliada. Na verdade, você usou informações de mais, mais sem uma organização ,sem o uso de argumentos, o que prejudicou um pouco o texto, por ser tratar de uma redação. 

Outra coisa muito importante e que vale ponto na redação do Enem , 200 pontos para ser mais exata, a conclusão. Seu texto depois de uma serie de discussões deve apresentar um desfecho, onde você coloca uma solução para o problema apresentado. 

Bem, parece que você teve bastante conhecimento sobre o texto, informações são bem úteis, não deixe de usá-las. Junto com elas, use seus argumentos. E sempre ao  final do texto, coloque uma conclusão. É isso continue praticando, isso ajuda bastante





respondido por: pabloribeirolr
6

Uma boa redação, não importa se é para o ENEM ou para qualquer outro teste, deve ter clareza na contextualização, apresentação de ideias e conclusão. Além disso, é fundamental que você acerte item básicos do português como gramática, concordância verbal e pontuação.

Como dica de redação para o ENEM, você pode usar um parágrafo para contextualizar o tema, ou seja,   falar sobre a escravidão e seu legado de forma mais abrangente.

Utilize três parágrafos para exposição das suas ideias e opiniões sobre o tema, assim como possíveis soluções.

Por fim, não esqueça de concluir o texto com base no que você contextualizou e discutiu até aqui.

Sobre o seu texto, eu diria que o ponto positivo é o fato de você ter conhecimento sobre o tema, falando sobre datas e fatos históricos importantes. Porém, ele tem problemas de concordância e faltou a conclusão. Além disso, construa ideias completas, não deixe assuntos vagos.

O único jeito de melhorar é lendo e escrevendo, logo, não desanime que tudo dará certo!

Leia mais sobre o assunto aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17485364

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas similares