• Matéria: Biologia
  • Autor: gabrielsobrinho
  • Perguntado 9 anos atrás

o que diferencia a celula animal da celula vegetal?

Respostas

respondido por: dudaoli0401
8
No entanto, as células animais e vegetais têm alguns elementos que os diferenciam. As células vegetais possuem, além da membrana celular, uma parede celular, que lhe dá maior rigidez. Têm ainda o vacúolo maior, para poder armazenar uma maior quantidade de água que necessita e fazer a regulação osmótica, e os cloroplastos, utilizadas na fotossíntese. Os vacúolos nas células animais são raros.
respondido por: raqueluniversal1
0

Resposta:

As diferenças entre célula animal e vegetal são muitas e estão relacionadas, principalmente, com a presença e ausência de determinadas organelas. Como sabemos, as células são as unidades fundamentais da vida, sendo encontradas em todo e qualquer ser vivo, com exceção dos vírus. Apesar de manterem diversas características em comum, algumas possuem peculiaridades, sendo esse o caso das células animais e vegetais.  

→ Estruturas presentes em células animais e vegetais

As células animais e vegetais apresentam uma série de semelhanças. Inicialmente devemos nos lembrar de que todas as células possuem membrana plasmática, uma estrutura constituída por uma bicamada de fosfolipídeos com várias proteínas associadas. Essa estrutura apresenta como função principal a separação do meio extracelular do intracelular, controlando o que entra e sai da célula.

Tanto as células vegetais quanto as células animais são células do tipo eucarionte, ou seja, são células que se caracterizam pela presença do material genético envolto pelo envoltório nuclear, formando o núcleo. Essa estrutura atua controlando variadas atividades da célula. Além da presença de núcleo definido, as células eucariontes apresentam uma série de organelas membranosas em seu citoplasma.

 

No citoplasma, observamos algumas estruturas que são comuns às células vegetais e animais. Veja quais são elas:

Ribossomos - estruturas relacionadas com a síntese de proteínas. Podem estar livres no citoplasma ou associados às membranas.

Retículo endoplasmático – complexo sistema de membranas que funciona com um sistema de distribuição de substâncias dentro da célula. Pode ser classificado em duas porções distintas, as quais ocorrem na mesma célula e apresentam conexões:

Retículo endoplasmático liso ou agranular – relacionado, principalmente, com a síntese de lipídios e degradação de algumas substâncias nocivas e tóxicas;

Retículo endoplasmático rugoso ou granuloso – relacionado, principalmente, com a síntese proteica, graças aos ribossomos em sua superfície.

Complexo Golgiense - relacionado com o empacotamento e secreção de substâncias.

Peroxissomos – essas organelas celulares são capazes de oxidar substratos orgânicos, retirando átomos de hidrogênio e os combinando com oxigênio molecular. Essa reação produz peróxido de hidrogênio, que é eliminado rapidamente por uma enzima denominada de catalase, presente também nessa organela.

Mitocôndrias - organela relacionada com a respiração celular, um processo que leva à liberação de energia para a célula.

Centríolo - estrutura extremamente importante para o processo de divisão celular, é encontrado na maioria das células animais. Já nos vegetais, são encontrados apenas em alguns grupos, tais como briófitas e pteridófitas.

ESPERO TER AJUDADO ≥≤

Perguntas similares