• Matéria: ENEM
  • Autor: igueira00
  • Perguntado 4 anos atrás

Redação - A Intolerância Religiosa no Brasil do Séc.XX1​

Respostas

respondido por: gl140001
2

Resposta:

A sociedade brasileira abrange várias religiões. Apesar da predominância católica, esta não é a única religião significativa na vida dos brasileiros; crenças protestantes, evangélicas, outras seitas cristãs, candomblé e muitas outras, apresentam grande número de seguidores. Porém, não há respeito e tolerância para com seus membros.

       Ainda hoje, no século XXI, a intolerância religiosa é forte e extremamente presente no país e no mundo. Cada pessoa tende a crer que sua crença é melhor que a dos outros ou que é mais importante e por isso se dá o direito de não aceitar a religião do próximo. Há ainda a contrariedade aos ateus, que por não acreditarem em um ser superior são considerados pessoas sem valores e até de má índole.

            No Brasil não observamos grandes conflitos religiosos. Na África e Oriente Médio, por exemplo, são situações rotineiras. Diversos grupos islâmicos estão em guerra com outras religiões, espalhando assim o  terrorismo. A intolerância presente nos brasileiros não é violenta, mas desrespeitosa do mesmo modo.  

           Cada pessoa tem o direito de escolher no que acreditar e merece ser respeitada por isso. A intolerância abrange todas as religiões e os que não creem em nenhuma delas. Sendo assim é dever dos cidadãos praticarem a tolerância, uma vez que todos estão inclusos nessa imensa demonstração de desrespeito.

Perguntas similares