"a participação de lideranças quilombolas que explicitavam a especificidade das suas demandas,
sobretudo em torno de uma educação escolar" que se "realizasse em nível nacional" e contemplasse "não
só a diversidade regional na qual a população quilombola se distribui em nosso país, mas, principalmente,
a realidade sócio-histórica, política, econômica e cultural desse povo" (BRASIL, CNE, 2011 p.3).
Essa questão é incorporada pelas políticas educacionais, como pode ser observada nas Diretrizes
Curriculares Nacionais. Para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e cultura
afro-brasileiras e africanas, como também a lei n.11645/2008 que apresenta a inclusão da "História e
Cultura Afro-brasileira e Indígena" nos currículos oficiais. Além dessas políticas também se encontra na
realidade a presença de planos e programas. Como base em seus estudos, avalie as afirmativas e marque
(V) para verdadeiro e (F) para falso:
U O Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial se configura como um plano que assegura os
direitos desse público.
O O Programa Nacional de Ações Afirmativas se configura como um plano que assegura os direitos desse
público
() O Plano Nacional da diferença se configura como um plano que assegura os direitos desse público.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Respostas
A primeira alternativa é a que melhor dialoga com a proteção das camadas quilombolas.
Segundo o Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, foi regulamentado o procedimento para identificação, assim como o reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.
Contextualizando:
Os quilombos eram locais de refúgio, mas também de resistência dos escravos contra a escravidão.
Dentro dos quilombos os escravos plantavam e realizavam coletas de produtos das matas, como madeira e frutos, além de caçarem e criarem animais, além disso, sua importância na história é carregada de sangue que moldou nosso país, sendo um dos mais plurais do mundo contemporâneo.
Resposta: V V F
Explicação:
PG 168 do livro