QUESTÃO 4
Com o exercício etimológico resgatamos que a conexão dos vocábulos em latim vulnerare, que significa “ferir”, “lesar”, “prejudicar”, e “bĭlis” – suscetível a – teria dado origem à palavra vulnerabilidade. Conformado na matriz discursiva da Bioética, o conceito de vulnerabilidade como condição inerente ao ser humano, naturalmente necessitado de ajuda, diz do estado de ser/estar em perigo ou exposto a potenciais danos em razão de uma fragilidade atrelada à existência individual, eivada de contradições.
O ser humano vulnerável, por outro lado, é aquele que, conforme conceito compartilhado pelas áreas da saúde e assistência social, não necessariamente sofrerá danos, mas está a eles mais suscetível uma vez que possui desvantagens para a mobilidade social, não alcançando patamares mais elevados de qualidade de vida em sociedade em função de sua cidadania fragilizada. Assim, ao mesmo tempo, o ser humano vulnerável pode possuir ou ser apoiado para criar as capacidades necessárias para a mudança de sua condição. É com base nessa última afirmação que concordamos que não se trata, a vulnerabilidade, apenas de uma condição natural que não permite contestações. Isso porque percebemos que o estado de vulnerabilidade associa situações e contextos individuais e, sobretudo, coletivos.
CARMO, Michelly Eustáquia do; GUIZARDI, Francini Lube. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Caderno de Saúde Pública, 2018; vol. 34(3):e00101417.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.
I. As desigualdades econômicas são elementos preponderantes para a definição de vulnerabilidade em uma perspectiva social.
II. Todo indivíduo, em essência, é visto como vulnerável para a Bioética, no sentido de estar exposto a perigos.
III. A vulnerabilidade só pode ser analisada e discutida dentro do discurso médico, haja vista nossa natural condição de fragilidade.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Respostas
São temas que merecem a atenção de toda a sociedade: desigualdades socioeconômicas e Bioética (alternativa 4).
Alternativa 4: I e II, apenas.
O erro da assertiva III consiste na afirmação de que a vulnerabilidade só pode ser analisada e debatida dentro do discurso médico. Na verdade, a vulnerabilidade também pode ser analisada e debatida dentro do discurso das desigualdades sociais e econômicas.
O que é vulnerabilidade social?
A vulnerabilidade social representa um estado de crítico de dificuldades que refletem a falta de alimentos, roupa e moradia. Nesse sentido, a vulnerabilidade social expõe a ausência de dignidade para muitas pessoas que vivem em condições subumanas.
Aprenda mais sobre o tema ser humano e problemas da sociedade em:
https://brainly.com.br/tarefa/15001725
Vá e vença!