Respostas
existem três principais causas para os terremotos na crosta terrestre: o desabamento o vulcanismo e o tectonismo.
os tremores provocados pelo desabamento são de menor importância e são causados por algumas acomodações internas, provocada pela ruptura ou deslizamento de blocos rochosos internos, geralmente sedimentares, que são tipos de rochas figuras em gerais e, primeiras resistente. A intensidade desses babados costuma ser pequena.
já os tremores provocados pelo vulcanismo pode ser um pouco mais fortes, mas são localizados em áreas próximas a vulcões. Eles ocorrem por alguma ruptura ou erupção interna do magma ou de gases retidos sobre grande pressão. Os seus efeitos não costumam ser sentidos a longas distâncias.
O tectonismo, por sua vez, pode ser considerado o principal "vilão" responsável pelos terremotos. Como sabemos, a crosta terrestre não é uma camada única mas constituída por inúmeros blocos, chamados de placas tectônicas. muito dessas placas estão em constante de colisão, assumindo direções opostas. É nessas zona de contato que ocorre a maior parte dos terremotos do mundo.
Além disso, quando a força do contato entre essas placas é mais forte do que a resistência das rochas, elas rompem-se, formando as chamadas falhas geológicas, que também são mais comuns nas zonas de contato entre as duas placas, mas também pode ser manifestar, com menor frequência, em áreas mais estáveis. Quando essas falhas provocam a reacomodação dos blocos rochosos, ocorrem os terremotos
Sendo assim o vulcanismo a principal causa das erupções.