Respostas
Resposta:
Com a expansão dos meios de comunicação, as notícias transcorrem de forma dinâmica, pois estão aliadas à falta de tempo do leitor e o amplo espaço das redes sociais. É fato que o poder da comunicação gera impactados, sobretudo, nas decisões políticas e na economia do Brasil e do mundo. Com isso, novos meios têm contribuído para a expansão de informações falsas, que tem tomado grandes proporções em nosso cotidiano.
A disseminação dessas notícias falsas é feita pelas redes sociais, por anúncios pagos, pessoas, bots e perfis falsos de personalidades. Agindo em grande escala, o intuito desse “mercado” é persuadir o leitor, utilizando a variedade de ferramentas que dispõe a internet, além dos recursos retóricos discursivos. É fato que espalhar notícias falsas sempre foi uma prática recorrente. Entretanto, o termo fake News ganhou popularidade nos dias de hoje, à medida em que a superprodução dessas informações foi sendo difundida em meio aos canais de comunicação
Explicação:
Uma fake news ou notícia falsa pode ser identificada a partir dos seguintes elementos:
- escrita deficiente (fora das normas gramaticais);
- título escandaloso (muito além da realidade);
- ausência de fontes e dados sobre um determinado acontecimento;
- quando tem como grande objetivo a destruição da reputação de uma pessoa pública e/ou organização (pública ou privada).