Ao compartilhar um conteúdo sem refletir, podemos contribuir para espalhar a desinformação. Então, o que devemos fazer? Pratique o ceticismo saudável. Ao se deparar com um conteúdo do qual desconfia, diga para si mesmo(a): “Epa! Peraí, o quê?”. Escreva o que cada expressão significa para você diante de uma notícia:
Respostas
Resposta:
Diante de uma determinada notícia em que devemos nos perguntar "Epa! Peraí, o quê?", pode-se refletir que estes são expressões de interpelação. Então, passando-se pela situação de uma notícia em que não se sabe sua origem, devemos nos questionar e/ou desconfiar de onde, como e para quê que essa notícia surgiu ("Epa!"). Após isso, temos que manter a grandeza de dúvidas mas sempre procurando ir atrás da procedência dessas informações, destacando-se os seguintes questionamentos: "Qual a origem? Qual a procedência? Quem espalhou essa notícia? Por quê?" ("Peraí, oquê?")
Ao ter todas essas interrogações respondidas, devemos escolher nossa opinião sobre o conteúdo e decidir sobre a divulgação ou emissão. Sempre lembrando do mal que uma falsa notícia pode causar para uma pessoa e até mesmo para toda uma nação.
Resposta:
EPA: espanto, surpresa.
PERAI: esperar
O QUÊ? surpresa, falta de paciência, oposição
Explicação:
eu pesquisei na internet o significado de cada palavra. UwU