Respostas
- A corrida imperialista das potências europeias;
- Os movimentos nacionalistas que surgiram na Europa;
- A corrida armamentista das nações (Paz Armada);
- O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando (estopim).
RESUMO:
O imperialismo foi caracterizado pela disputa de territórios na África e na Ásia entre as potências mundiais. No entanto, por ter passado por uma unificação tardia, a Alemanha ficou com territórios ruins, provocando assim uma insatisfação no país.
Como movimentos nacionalistas, podemos destacar: Pan-Eslavismo e o Revanchismo Francês. O pan-eslavismo foi uma ideia de unificação dos países eslavos em um só estado, a Grande Sérvia. O revanchismo francês foi um movimento que surgiu após a derrota da França para o Império Alemão na Guerra Franco-Prussiana, onde perdeu territórios importantes, criando um sentimento de vingança.
A corrida armamentista foi um movimento onde os países europeus, sabendo das tensões que ocorriam e que uma guerra poderia explodir, fortificaram seus exércitos e estimularam a produção de armas.
Na Bósnia, país de interesse dos apoiadores do pan-eslavismo e anexado ao Império Austro-Húngaro, o futuro herdeiro do trono do Império Austríaco é assassinado por um grupo rebelde pan-eslavista.