• Matéria: Artes
  • Autor: mariaritasimoes3eu
  • Perguntado 4 anos atrás

A importância do tratado renascentista

Respostas

respondido por: tekah1989
0

Resposta:

A arquitetura do Renascimento divide-se em dois períodos. A primeira fase ocorreu em Florença, no século XV, e apresenta um estilo mais leve, simples. A segunda fase toma conta de Roma, já no século XVI, apresentando-se mais rica e grandiosa, é a Alta Renascença.

 

Com o desaparecimento do Gótico, surge um estilo que expõe a nova maneira do homem daquele século ver o mundo, baseado no Humanismo e nos métodos da razão. Através do estudo da antiguidade, os arquitetos Renascentistas estabelecem critérios para suas construções, voltando-se para o mundo clássico, valorizando sua natureza e seu uso. O edifício renascentista apresenta elementos decorativos que derivam do vocabulário arquitetônico do mundo antigo, e a partir desses preceitos os arquitetos do renascimento baseiam seus tratados arquitetônicos. Utilizam-se desses elementos não de forma estrutural mas, como forma de decoração, introduzindo em suas obras elementos característicos do classicismo como colunas, frontões, sempre de forma harmoniosa e padronizada.

 

Os Tratados italianos do século XVI são os de maior importância, pois traduziram a forma de viver a Renascença. Como principais teóricos da arquitetura, das artes e literatura, e um dos maiores arquitetos do Renascimento, podemos destacar Leon Battista Alberti, Filarete, Andrea Palladio, Donato Bramante, Filipo Brunelleschi e Michelangelo, dentre outros.

 

Na arquitetura, o resgate de formas gregas e romanas foi usado para criar um novo estilo, correspondendo às demandas da razão humana e substituindo as necessidades místicas predominantes até o período medieval.

Perguntas similares