• Matéria: Filosofia
  • Autor: tiagoferreirapalmaci
  • Perguntado 4 anos atrás

No final da Idade Antiga e em toda a Idade Média, a filosofia é marcada profundamente pela religião cristã. Do século II ao século XIV, o problema central é a conciliação entre a fé e a razão. Um dos períodos que constituem a assim chamada Filosofia Cristã é a Patrística. Sobre a Filosofia Cristã e sobre a Patrística, avalie as afirmativas abaixo.

I - Para Agostinho, o ensino apresenta três funções: comunicar o que se pensa; transmitir a experiência direta das coisas; comunicar o que é verdadeiro. Estas são as três funções do mestre (professor).
II - Agostinho teve extensa experiência de ensino. Por vários anos, foi professor em Milão e Roma e, além disso, dedicou-se anos a especular sobre a origem do conhecimento e como atingir o verdadeiro saber.
​III - A Patrística foi marcada por um período em que a preocupação principal era com as questões religiosas, tais como, a criação do mundo; o pecado original; a ressurreição dos mortos, avançando, assim, para temas mais complexos de caráter moral como,,consciência; livre-arbítrio e as relações entre fé e razão​.
IV - ​Para Santo Agostinho, a compreensão das Escrituras pelo estudioso pressupunha o saber ler e escrever, pressupunha ainda o conhecimento do Trivium e do Quadrivium. O Trivium, que consistia nas disciplinas: gramática, dialética e retórica. O Quadrivium, por sua vez, consiste num conjunto de conhecimentos externos de aritmética, geometria, música e astronomia.

É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: hempdf
5

Resposta:

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Explicação:

Todas verdadeiras, páginas 63 e 64 do Livro Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação.

Perguntas similares