O trabalho, em suas variadas dimensões, é um dos centros de reflexão sobre a modernidade capitalista nos escritos de Émile Durkheim e Karl Marx. Durkheim (2016) propõe suas reflexões em torno dos conceitos de divisão do trabalho, solidariedade, consciência coletiva e anomia. Karl Marx (1988) interpreta o trabalho a partir da lógica da alienação e da transferência de valor, assim como a partir das relações de trabalho na produção de mercadorias. Tendo em conta as aproximações e/ou distanciamentos entre estes autores, podemos afirmar que: *
( ) Tanto para Marx quanto para Durkheim, as organizações profissionais e sindicais cumprem um papel central na coesão social.
( ) Durkheim e Marx possuem como ponto de convergência a ideia de que a divisão do trabalho é o principal fator que distingue as sociedades modernas das pré-modernas.
( ) Para Marx, o fator trabalho está relacionado à exploração, em sociedades com propriedade privada dos meios de produção, enquanto para Durkheim o trabalho é constituidor de solidariedade e coesão social.
( ) Enquanto Durkheim enfatiza o tipo de consciência moral gerada a partir da solidariedade orgânica como ponto de regulação, Marx afirma que a crise da sociedade feudal só pode ser superada pela regulação jurídica da luta de classes.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
você conseguiu essa resposta?
Explicação:
Eu tô precisando,tô fazendo essa prova
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás